Governo de Cordilheira Alta decreta situação de emergência em razão da estiagem

O prefeito de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini assinou na tarde desta sexta-feira (23) o decreto 198/2021 que declara situação de emergência no município de Cordilheira Alta em razão do período de estiagem.

O decreto leva em consideração o regime hídrico decorrente do período de forte estiagem, a significativa diminuição do volume de água nos pontos de captação do município; os danos humanos e prejuízos econômicos e sociais decorrentes da estiagem e a necessidade de atendimento urgente às famílias do município, mediante disponibilização de água para o consumo humano e de animais.

“Nós tivemos dois poços artesianos que secaram, o nível crítico no Arroio São José está com captação abaixo de 20% da capacidade normal diária, rios e afluentes secaram, e com essa escassez de água diversas áreas econômicas municipais foram afetadas, como a Agricultura, Pecuária, Avicultura e Suinocultura”, ressaltou o prefeito.

O Governo Municipal também está transportando água potável para propriedades rurais água bruta até a Estação de tratamento. O decreto de situação de emergência entra em vigor hoje e tem vigência de 180 dias.