FOCOS DO MOSQUITO Aedes aegypti PREOCUPAM CORDILHEIRA ALTA

Em campanha de conscientização, governo entrega brinde com mensagem de alerta e material informativo.   Cordilheira Alta é um dos municípios catarinenses considerados Infestados pelo Mosquito Aedes aegypti , conforme o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC). Mais de 90% dos municípios infestados são da região Oeste, o que preocupa ainda mais a Secretaria Municipal de Saúde, já que o risco de alguma pessoa contaminada transitar pelo município é muito grande, uma vez que a cidade é “cortada” pela Rodovia BR 282. Segundo o Secretário de Saúde e Assistência Social, Almir Valandro, o município vem fazendo a sua parte, mas a conscientização da população é o único fator que pode manter a doença longe. “Nós fizemos tudo o que está ao nosso alcance para conscientizar a população, mas não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. É a população que precisa cuidar dos seus espaços e é um trabalho muito simples, bastam 10 minutos de vistoria por semana. A maioria está consciente e faz a sua parte, mas ainda temos muitas famílias que parecem não acreditar que o risco é grande”, comenta. Além das visitas diárias de orientação e fiscalização, a Secretaria realizou no último dia 23/11 um trabalho especial. Foi o sábado “D” de conscientização, com entrega de brindes e material informativo alertando sobre os perigos e orientando sobre o combate ao mosquito. A tradição do chimarrão é algo bastante forte na região, por este motivo o governo municipal confeccionou “Vira Mates” com mensagens de alerta sobre o Aedes aegypti. Uma das responsáveis pela atividade, a servidora Ana Paula Biessek, fala sobre a receptividade da população. “Eu fui responsável por este sábado “D” juntamente com a enfermeira Juceli Nespolo. Fizemos uma blitz no centro da cidade abordando veículos e durante a semana já havíamos feito um trabalho nas escolas, além daquilo que já é realizado nas residências e nas empresas durante todo o ano. A receptividade das pessoas foi fantástica durante toda a campanha e o resultado foi muito satisfatório. Em nome também da enfermeira Juceli, quero agradecer o Secretário Almir e as Agentes de Saúde Alexandra, Marines, Sandra, Jucélia e Ana que nos auxiliaram na campanha”, finaliza.