PRÓXIMO SÁBADO (19), É DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Saiba o que é, quais as causas, sintomas,  complicações, como prevenir e como é o tratamento para o sarampo  

O setor de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, lembra que está em andamento a campanha de vacinação contra o Sarampo, para crianças de seis meses à menores de 5 anos de idade ( 4 anos, 11 meses e 29 dias ). A campanha nacional se iniciou no último dia 07 de outubro e se estende até o próximo dia 25.

Neste sábado (19), as duas unidades de saúde de Cordilheira Alta ficarão abertas durante todo o dia, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para a vacinação das crianças se encaixem na faixa etária preconizada pelo ministério da Saúde.  

 

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

 

Quais são os principais sintomas do sarampo?

  • Febre acompanhada de tosse;
  • Irritação nos olhos;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

Como prevenir o sarampo?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos. 

 

O que causa o sarampo?

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

 

Quais as complicações do sarampo?

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.  Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida:

 

Como é o tratamento do sarampo?

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.

Fonte: Ministério da Saúde