MAIOR INVESTIMENTO EM OBRAS URBANAS DA HISTÓRIA DE CORDILHEIRA ALTA JÁ É REALIDADE

A CAIXA e a Prefeitura de Cordilheira Alta firmam, nesta segunda-feira (29), contrato de financiamento no valor de R$ 6,5 milhões para aplicação em obras no município. O montante será usado na construção e ampliação de novas salas de aula no C.E.M. Mediação e reformas no Ginásio Municipal Ludovico Tozzo. Além disso o recurso vai viabilizar a revitalização do centro da cidade, com melhorias nos passeios, asfaltamento de ruas, implantação de rede de esgoto e de água e a construção do contorno viário que liga o Bairro Rosa Linda à rua Rogério Dal Santo, nas proximidades do parque de máquinas municipal. Os recursos são da CAIXA – Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), na modalidade Apoio Financeiro.

Conforme cronograma físico-financeiro apresentado pela prefeitura, o valor será liberado em 5 parcelas trimestrais. Cada nova parcela será liberada mediante comprovação da aplicação do recurso na etapa anterior. O financiamento terá carência de 18 meses e será devolvido em 60 parcelas mensais.

Para o prefeito Carlos Alberto Tozzo, a parceria com a CAIXA é de suma importância para o desenvolvimento do município. “Vamos investir uma parte deste recurso na educação, ampliando o Centro Educativo Mediação e reformando nosso Ginásio de esportes, duas obras extremamente necessárias. Além disso, o investimento na reurbanização é algo que a sociedade clama há muitos anos. O centro da nossa cidade é o mesmo desde a emancipação do município na década de 90 e já era hora de uma revitalização moderna, condizente com o que Cordilheira Alta representa. Não seria possível realizarmos estas grandes obras sem a parceria fundamental da CAIXA, a qual agradecemos imensamente. Agradecemos também a Câmara de vereadores que entendeu a importância deste grande projeto e tambem é responsável por esta conquista”, finaliza.

O gerente regional de governos da CAIXA, Carlos Alberto Bonin, destaca a atuação do banco junto aos municípios: “O FINISA é um excelente programa da CAIXA especialmente desenhado para que os municípios tenham fôlego financeiro que permite fazer obras importantes para a população”, aponta Bonin. “Sentimos muito orgulho de ser parceira do município de Cordilheira Alta e investir recursos em obras que melhoram significativamente a qualidade de vida da população local”, enfatiza.

O ato de assinatura do contrato acontecerá às10h no gabinete do prefeito municipal e contará com a presença do superintendente regional da CAIXA, Ruben Valter Grams, da gerente geral da Agência Condá, Suria Regina Issa, além de representantes da gerência executiva de governo, com sede em Chapecó.

FINISA – O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) concede apoio financeiro às prefeituras, que pode ser utilizado para obras de infraestrutura urbana e social (mobilidade urbana, prédios públicos, hospitais, creches, presídios), saneamento ambiental, transporte, logística e energia, entre outros. Nas operações de financiamento a CAIXA monitora o cumprimento de suas políticas de responsabilidade social empresarial, ambiental e de crédito, entre outras.

Balanço – Só no ano de 2019, a CAIXA já contratou R$ 53,8 milhões do programa Financiamento a Infraestrutura e Saneamento (FINISA) com 12 municípios do oeste catarinense.