“O QUE CORDILHEIRA ALTA ESTÁ FAZENDO POR ESTES PACIENTES, NÓS NUNCA TINHAMOS VISTO ANTES”, diz presidente do Hospital São Vicente de Paulo.

Na última terça-feira (28), os primeiros 14 pacientes que serão beneficiados com cirurgias de Alta Complexidade, custeadas pelo governo Municipal de Cordilheira Alta, participaram de reunião com os diretores do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, RS, onde serão realizados os procedimentos. Os pacientes foram acompanhados de familiares, já que o objetivo da reunião foi de esclarecer dúvidas relacionadas ao período de internamento, exigência de documentação e demais questões importantes.

O presidente do Hospital, DR. José Miguel Rodrigues da Silva, enalteceu a iniciativa de Cordilheira Alta de custear cirurgias que não seriam de sua responsabilidade. “Essa iniciativa que Cordilheira Alta e que Xaxim também está realizando é pioneira. Nós até hoje não tínhamos visto algo semelhante, pois estas cirurgias são de responsabilidade dos Governos Federal e Estadual, mas o prefeito daqui não quis que os pacientes ficassem esperando,  sofrendo nas filas do SUS, e colocou este serviço a disposição da sua comunidade. Realmente é algo que temos que elogiar e a população precisa valorizar”, comenta.

O Município abriu uma Licitação na modalidade registro de Preço, vencida pelo Hospital Gaúcho pelo valor de R$ R$ 806.988,04. Isso significa que a partir de agora, pelo período de 01 ano, Cordilheira Alta possui este valor como limite de gastos no hospital, para utilizar  com cirurgias de alta complexidade, conforme explicou o prefeito Carlos Alberto Tozzo: “Temos este registro de preço no valor de mais de R$ 800 mil, não significa que vamos gastar tudo de uma vez, vamos usar conforme a necessidade dos nossos pacientes. O Registro de preço significa que temos este valor liberado de forma legal, para gastar durante um ano no Hospital que venceu a licitação. Nesta primeira etapa já devem ser gastos em torno de R$ 250 mil, com 14 cirurgias que vão mudar a vida das pessoas. Gostaríamos que ninguém precisasse de cirurgia, mas se caso precisem, agora temos esta forma para poder atender a todos. Muitas pessoas ficam sofrendo por anos na fila, pois são cirurgias com valor muito alto, algumas passam dos R$ 20 mil, então sentamos com nossa equipe de governo, com o Secretário da Saúde Almir Valandro e decidimos investir este valor com recursos próprios, para melhor a vida destas pessoas, fazer com que voltem a viver normalmente, sem dor, sem limitações, mesmo sabendo que seria uma responsabilize do estado. Se temos os recursos a disposição, graças a gestão consciente  que fizemos do dinheiro público, porque não investir na qualidade de vida das pessoas? Estamos muito felizes em ver a alegria dos pacientes e de suas famílias”, finaliza.