DIMINUIÇÃO DE RECEITA PREOCUPA O GOVERNO MUNICIPAL DE CORDILHEIRA ALTA

Os números da arrecadação municipal referentes ao mês de setembro, deixam o governo municipal de Cordilheira Alta em estado de alerta. Segundo o Secretário Municipal de Administração e Fazenda, Mauro Moresco, somente em um mês, o município teve uma diminuição de receitas de mais de R$ 250 mil. Moresco enfatiza que é natural a diminuição dos recursos nesta época do ano, mas o déficit apresentado no mês de setembro está acima da média. “Os municípios já se programam para uma diminuição de receitas nestes meses, pois nos últimos anos vem se tornando rotina, porém agora a redução foi muito drástica e temos que aguardar o mês de outubro ser finalizado para analisarmos o real impacto. Se caso este mês também apresentar o mesmo problema, seremos obrigados a tomar algumas providências para manter o caixa equilibrado. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, somente de agosto para setembro, a redução da arrecadação foi de R$ 273.883,56. Esta diminuição de receita não é culpa do município, não temos muito o que fazer, pois estes recursos são provenientes principalmente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), só o que nos resta é adequar as despesas com a arrecadação”, explica.

Moresco ainda comenta que administração possui as finanças equilibradas e que a preocupação é em manter o município neste patamar. “Uma de nossas principais bandeiras é a saúde financeira do município, isso já é marca registrada desde os últimos governos. Temos todos os serviços públicos em pleno funcionamento, realizamos investimentos em todos as áreas com recursos próprios e mesmo assim mantemos sempre um caixa de reserva para eventuais contratempos. Conseguimos administrar as finanças municipais desta forma, justamente porque estamos sempre atentos a estas oscilações na arrecadação, para tomarmos as providências com antecedência. É isso que garante a qualidade e a continuidade dos serviços que prestamos para nossa população. Se esta redução também se confirmar em outubro, vamos tomar algumas providencias para evitar problemas futuros”, finaliza.

O FPM é uma das principais fontes de recursos dos municípios e é repassado pelo governo federal. A redução acontece principalmente pela questão econômica nacional. Mesmo não havendo recessão econômica no âmbito municipal, a receita pode diminuir, como no caso do mês de setembro, em virtude da economia do Brasil como um todo.