MAIS IDADE, MAIS EXPERIÊNCIA, MAIS QUALIDADE DE VIDA.

Que a atividade física trz benefícios incontáveis para a saúde todos sabemos, mas a partir de uma determinada idade ela se torna indispensável para a prevenção de algumas doenças. Aumento da massa magra, resistência muscular ou diminuição da frequência cardíaca são alguns dos benefícios da atividade física, mas há mais! Além de nos ajudar a alcançar o bem-estar físico, a prática de exercício é ainda uma excelente arma contra a depressão.

Visando o bem estar físico, psicológico e social da população com idade mais avançada de Cordilheira Alta, o CRAS,  Centro de Referência de Assistência Social, desenvolve o Programa Viver Saudável que faz parte do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos.

Organizados em grupos, os integrantes realizam atividades físicas e participam de palestras educativas de prevenção. Atualmente são trabalhados dois grupos: Um nas terças-feiras, no turno vespertino na sede do município e outro nas quartas-feiras, no turno vespertino na comunidade de Fernando Machado (atendendo as famílias da linha Bento Gonçalves e Comercial). O programa tem por objetivo desenvolver a participação em atividades físicas, voltadas para a auto estima, e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O programa Viver Saudável, originalmente é direcionado para o público da terceira idade, mas o CRAS de Cordilheira Alta aceita a participação de pessoas de qualquer faixa etária, até mesmo como forma de interação social.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Southern Methodist, de Dallas, nos Estados Unidos, a prática de exercícios físicos regulares atua em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, além de libertar serotonina e dopamina que nos fazem adotar comportamentos mais positivos e felizes.