MESMO COM CHUVA, CORDILHEIRA ALTA COMEMOROU OS 26 ANOS EM GRANDE ESTILO

Na tarde deste domingo (25), encerraram-se as programações festivas, alusivas aos 26 anos de emancipação política-administrativa de Cordilheira Alta. As fortes chuvas do final de semana e principalmente o tempo ruim que perdurou durante todo o domingo, prejudicaram a realização de algumas das ações que estavam programadas, mas não tiraram o brilho das festividades. “Nós preparamos uma semana toda de festividades, procurando valorizar as culturas e as pessoas da nossa terra. Uma festividade que homenageou os cidadãos e a cidadãs cordilheiraltense, que são os grandes responsáveis por Cordilheira Alta ser o que é hoje. As chuvas no final de semana prejudicaram um pouco o que estava programado, mas não tiraram o brilho da festa e por outro lado, chuva é vida e veio para nos abençoar exatamente no final de semana em que inauguramos nossa nova Estação de Tratamento de Água”, comemora o prefeito municipal Carlos Alberto Tozzo.

Encontro de Carros Antigos

O encontro de carros antigos, tenha sido talvez, o evento mais prejudicado pelo mal tempo pois muitos expositores e colecionadores que haviam garantido a presença desistiram de última hora. Mesmo assim, com toda a dificuldade, mais de 80 expositores de toda a região Oeste compareceram e proporcionaram ao público presente uma “viagem no tempo”, já que os veículos muitas vezes fazem ressurgir memórias e histórias do passado das pessoas, empresas e das famílias.

Celebração

A Comunidade Católica de Cordilheira Alta também deu sua contribuição para as festividades, realizando a tradicional Celebração do Domingo de Ramos, no local do evento.

Inauguração da ETA

O grande ato do domingo (25), foi a inauguração oficial da obra de duplicação da Estação de Tratamento de Água, que recebeu o nome de “Estação de Tratamento de Água João Vicente Colpani”, um desbravador de Cordilheira Alta, que atuou por mais de 50 anos na empresa Ludovico Tozzo, como encanador e eletricista, na época em que o fornecimento de água no município era responsabilidade da empresa. João Vicente Colpani, que faleceu aos 71 anos em 05/12/2003, era conhecido e ainda hoje lembrado como o homem da água de Cordilheira Alta, por este motivo a homenagem, que foi uma indicação da câmara municipal de vereadores e homologada pelo governo municipal. Prestigiaram o evento, familiares de João Colpani, que se disseram emocionados com a homenagem. Um dos filhos, Darci Colpani, falou em nome da família. “Em nome de toda a nossa família, quero agradecer à câmara de vereadores e a prefeitura municipal por esta homenagem. Estamos todos muito emocionados, pois se alguém merecia isso, esse alguém era meu pai João Colpani. Ele se dedicou por cinquenta anos para que as famílias de Cordilheira Alta nunca ficassem sem água, da mesma forma que um pai se dedica por sua família. Muito obrigado Cordilheira Alta, por reconhecerem o que nosso pai fez por este município”, agradece. A estação de Tratamento de Água recebeu um investimento de mais de R$ 300 mil em recursos próprios do município, e teve sua capacidade de tratamento duplicada. De 20m³/h para 40m³/h.

Corte do Bolo

Como já é tradicional no município, a programação do domingo se encerrou com o corte do bolo dos 26 anos, efetuado pelos deputados federais presentes ao evento, Valdir Colatto e Celso Maldaner, pelo presidente do legislativo municipal, Admir Tressoldi, pelo prefeito Carlos Alberto Tozzo e o vice Altemir Pederssetti, acompanhados das respectivas esposas, primeira e segunda damas do município, Nadia Mazetto Tozzo e Marisa Pederssetti. Após o corte simbólico, foram distribuídos mais de 200kg de bolo aos presentes, e o encerramento das festividades se deu com um show do grupo Mala de Garupa.