ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO DA UNOCHAPECÓ CONHECEM A GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE CORDILHEIRA ALTA

Estiveram em Cordilheira Alta, alunos do 4º Período de Nutrição da Unochapecó, juntamente com a professora Roberta Lamonatto Taglietti e a Coordenadora do Curso, Nádia Kunkel Szinwelski, com o objetivo de conhecer a gestão do Programa de Alimentação Escolar do Município. O objetivo da visita também foi de acompanhar o trabalho da profissional nutricionista que coordena a Alimentação Escolar em Cordilheira Alta, Aline Techio Borsoi, realizar avaliações nutricionais das crianças menores de cinco anos do município e aproximar os acadêmicos da prática profissional do nutricionista.

Dentre as várias preocupações do Governo de Cordilheira Alta e da Secretaria Municipal de Educação, está a qualidade da alimentação escolar. Além do valor nutricional e do investimento financeiro do governo local, que chega a ser até cinco vezes maior do que o recurso vindo do governo federal, Cordilheira Alta valoriza os produtores rurais locais, com a aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar.

A Nutricionista da Secretaria de Educação Aline Tecchio Borsoi, fala sobre a preocupação diária com a qualidade da alimentação oferecida aos alunos. “Nosso principal objetivo é garantir a qualidade da alimentação ofertada nas escolas municipais. A questão do valor nutricional dos alimentos, assim como os cuidados com o preparo, a origem, o recebimento e a armazenagem dos alimentos são prioridades na alimentação escolar. São realizados periodicamente treinamentos com a equipe de merendeiras, com o objetivo de garantir a oferta de uma alimentação de qualidade. Entendemos que a alimentação escolar adequada é um direito dos alunos e um dever do governo municipal”, enfatiza. Aline fala também sobre a importância da aquisição dos alimentos juntos aos produtores rurais do município. “A legislação prevê o investimento de no mínimo 30% dos recursos vindos do governo federal na aquisição de produtos  oriundos da agricultura familiar, no entanto, investimos praticamente todo o valor que vem do governo federal na compra de produtos da agricultura familiar. Compramos do agricultor: milho verde, abobrinha italiana, batata doce, beterraba, feijão, laranja, moranga cabotiá, panificados, entre outros. Com os recursos próprios do município são adquiridos os demais itens necessários. Nós também utilizamos a alimentação escolar como ferramenta pedagógica nas escolas, sendo uma das ações propiciar aos alunos conhecer as propriedades rurais, ressalta. Outra preocupação do governo municipal é com o atendimento de alunos que apresentam necessidades alimentares especiais. “Quando os pais nos apresentam laudo médico informando que o filho possui qualquer tipo de restrição alimentar, como ao glúten, ao leite de vaca ou qualquer outra, nós preparamos um cardápio adaptado às necessidades daquele aluno. Além disso, é realizado acompanhamento diferenciado e damos uma atenção especial aos alunos diabéticos ou que estejam com problema de sobrepeso”, finaliza.