Cordilheira Alta capacita professores para trabalhar a educação especial

O Governo Municipal de Cordilheira Alta, através da Secretaria de Educação, continua investindo na formação continuada dos profissionais da área, e entende o esforço como prioritário para o desenvolvimento educacional adequado dos alunos da rede municipal de ensino. Com este objetivo, a Secretaria promoveu um importante curso de formação na última terça-feira (7 com o tema: “Práticas Pedagógicas Inclusivas”. O curso que foi ministrado pela professora Edite Sehnem da Fundação Catarinense de Educação Especial com sede em Florianópolis, teve ênfase na atuação do segundo professor. A palestrante reside atualmente em São José, SC, mas é natural de Descanso no oeste do estado. Graduada em Pedagogia Séries Inicias e Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ) e Pós-graduada em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela FACVEST de Lages, Edite destaca que “a desigualdade acontece nas relações quando atribuímos valores às diferenças”.

A Secretária de Educação Kátia Ana Domenico ressalta a importância da formação continuada para os profissionais do setor. “O nosso foco maior é o pedagógico, então estamos investindo bastante na formação continuada para os professores e os demais profissionais da área. Este já é o terceiro curso de formação que realizamos neste ano e em específico no curso ministrado pela professora Edite, abordamos a importância do trabalho com os alunos que possuem necessidades especiais e também aqueles com algum grau de dificuldade na aprendizagem”, ressalta.

Para o prefeito Carlos Alberto Tozzo, a formação continuada dos professores é fundamental para que o município alcance os índices de educação que almeja. “Nós temos que fazer investimentos na estrutura das nossas escolas, isso é inevitável, mas o trabalho mais importante é o do professor na sala de aula, por isso investimos na formação continuada dos profissionais da educação. É o modo como o professor vai levar o conhecimento para os alunos e principalmente neste caso, para os alunos com necessidades especiais, que vai fazer a diferença na educação e no futuro das nossas crianças e nossos adolescentes”, finaliza.