Incentivo à leitura aproxima pais e filhos em Cordilheira Alta

A Rede Municipal de Ensino mantém projetos de leituras em todas as suas escolas municipais. No CEM Mediação temos o Projeto “Senhor Alfabeto”, na EBM Fernando Machado o projeto “Hora da Leitura com a Família” e na EM Prefeito Alceu Mazzioni o projeto “Viajantes da Leitura”.

Estes projetos abrangem alunos de todas as séries e oferecem livros selecionados que estimulam o aprendizado. Algumas escolas possuem a Maleta da Leitura e outras a Sacola da leitura, em todas elas as crianças e jovens encontram livros cuidadosamente selecionados, além de caderno de desenho, lápis de cor, lápis de escrever e uma borracha.

O que torna os projetos de leitura ainda mais especiais é o envolvimento da família. Os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental, sendo os narradores das histórias contidas nos livros. Após a leitura, as crianças são incentivadas a fazer um pequeno resumo do que ouviram, ilustrando a parte que mais gostaram no caderno de desenho e até escrevendo um livro com a ajuda de todas as famílias.

Estes projetos não só promovem a leitura e a criatividade, mas também fortalecem os laços familiares, criando momentos de interação e aprendizado.