DNIT confirma construção de uma interseção viária em Cordilheira Alta

Uma boa notícia para Cordilheira Alta e toda a região. A comitiva formada pelo prefeito Clodoaldo Briancini, chefe de gabinete Eder Retore e vereador Ademir Tressoldi recebeu em Brasília uma sinalização positiva do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para a construção de uma interseção viária no KM 531 da BR 282. O projeto foi custeado pela prefeitura de Cordilheira Alta e apresentado ao Diretor Nacional do DNIT – Fabricio de Oliveira Galvão. A estimativa da futura obra é de R$ 7 milhões.

Junto com o projeto, também foi entregue um abaixo-assinado da comunidade de Cordilheira Alta com centenas de assinaturas em prol da construção da obra.

Como começou?

Tudo começou no início deste ano com reuniões entre o Executivo e empresários locais para buscar uma solução para as situações críticas do tráfego e segurança do local. Posteriormente, foram buscadas alternativas junto à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade em Florianópolis e DNIT em Brasília. Em fevereiro de 2023, o município protocolou no DNIT Brasília um pedido oficial para a construção de uma rotatória.

No mês de maio, o DNIT autorizou o município a desenvolver o projeto executivo da interseção viária. A prefeitura licitou e custeou o projeto.

Paralelamente ao projeto, trabalhadores, empresários e a comunidade em geral uniram forças e promoveram um abaixo-assinado, reunindo centenas de assinaturas.

Interseção viária

A interseção viária é uma antiga reivindicação da comunidade e de empresários, que objetiva dar mais trafegabilidade para quem precisa cruzar a rodovia federal. “Em alguns horários há grande dificuldade para que motoristas cruzem ou adentrem na rodovia, causando congestionamento e aumentando significativamente o risco de acidentes. Esta obra, com certeza, vai dar mais segurança e trafegabilidade para motoristas que se utilizam deste trecho da 282”, informou o prefeito Clodoaldo Briancini.