Cordilheira alta sedia exposição “Memórias e Representações: Os Moinhos na História de Chapecó”
A partir de 13 de dezembro, Cordilheira Alta está sediando a exposição “Memórias e Representações: Os Moinhos na História de Chapecó”, no hall de entrada da Prefeitura Municipal.
Dentre os moinhos destaca-se um dos mais antigos da região, Moinho São João de Xaxim da década de 20 e Moinho São Domingos de Cordilheira Alta, da década de 50.
Essa exposição fotográfica apresenta a história de oito moinhos de Chapecó, com o objetivo de promover a valorização do Patrimônio Cultural material e imaterial, fomentar reflexões sobre sua importância na formação da cultura e da economia regional e promover mais pesquisas sobre o tema.
Os moinhos foram essenciais no cotidiano da população, especialmente para garantir a transformação do trigo e do milho em farinha, elemento central na cultura alimentar regional. Sem eles, que muitas vezes nem tinham objetivo comercial, mas sim garantir a alimentação diária da família e vizinhos, seria muito mais difícil fazer essa transformação de forma manual. Ademais, a presença dos moinhos impulsionou uma maior produção de cereais, o que consequentemente foi impulsionando a agroindústria e o comércio em geral.
Desenvolvida pelas historiadoras Aline Maisa Lubenow e Elisandra Forneck, a exposição fotográfica é acompanhada de uma cartilha de apoio didático e da realização de oficinas educativas em escolas da cidade. O projeto foi contemplado nos editais de fomento e circulação das linguagens artísticas de Chapecó Edital das Linguagens: Edições 2023 e 2024