SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS É INICIADO EM CORDILHEIRA ALTA

O Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS iniciou na última semana as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV ) com crianças e  ,adolescentes, pessoas com deficiência e suas famílias referenciadas no CRAS, tendo como objetivo fortalecer a convivência e os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade no processo de proteção social, por meio de grupos de convivência e atividades coletivas. Para atender a esse público foram criados cinco grupos nas terças-feiras no turno matutino no pavilhão comunitário da Linha Colônia Bacia, em Fernando Machado nas quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino e nas sextas-feiras em Cordilheira Alta nos turnos matutino e vespertino.

Os grupos são acompanhados por uma monitora social esportiva, uma assistente social e uma psicóloga, onde são desenvolvidas atividades com crianças, inclusive aquelas com deficiências e seus grupos familiares, estabelecendo o fortalecimento de vínculos e a socialização. As atividades são  centradas nas brincadeiras, atividades físicas e de coordenação motora, na  acolhida e no convívio familiar e comunitário. Por meio do acesso a brinquedos e de experiências lúdicas, o serviço orienta aos familiares sobre o cuidado com a criança pequena. As atividades previnem a ocorrência de violação de direitos, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

 

Em famílias de crianças com deficiência, o SCFV desenvolve também ações que reúnem grupos e organizações comunitárias para a troca de informações acerca de direitos da pessoa com deficiência, potenciais das crianças, além de ressaltar a importância e as possibilidades de ações inclusivas.