Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura discute recursos para perdas com a estiagem

Nesta terça-feira (23) o Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura do Oeste de Santa Catarina – Coresa/Amosc –  se reúne de forma virtual para, entre outros assuntos, discutir sobre os recursos anunciados pelo Governo do Estado para amenizar as perdas dos produtores rurais com a estiagem de 2020.

O secretário de Agricultura de Cordilheira Alta, Alexandre Bergamin, ao visitar produtores rurais que estão colhendo a safrinha para silagem disse que, além da estiagem que comprometeu a colheita no ano passado, produtores amargam prejuízos agora com a colheita da safrinha. “Nós estamos disponibilizando duas equipes para realizar a colheita da silagem da safrinha e na maioria das propriedades estamos registrando perdas, além da falta de chuva houve o ataque de insetos, especialmente da cigarrinha, então o produtor está tendo novamente prejuízos”, informou.

Para o secretário é imprescindível que o governo do Estado disponibilize recursos para amenizar as perdas acumuladas nestas duas safras. “Nós temos o milho que secou antes do tempo e com má formação das espigas o que vai acarretar na queda da qualidade da silagem, por isso é importante este encontro do colegiado para buscarmos formas junto ao Estado para amenizar esses prejuízos”, concluiu.