Carnês do IPTU já estão disponíveis na Prefeitura de Cordilheira Alta

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente já estão disponíveis no Setor de Tributos da Prefeitura de Cordilheira Alta ou pelo site oficial do município (www.pmcordi.sc.gov.br).

O contribuinte pode optar pelo pagamento à vista até dia 10 de março de 2021 com desconto de 20% sobre o valor do IPTU ou parcelar o valor total do carnê em 10 vezes com primeiro pagamento em 10 de março.

Reajuste

A Prefeitura de Cordilheira Alta utiliza o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) para definir percentual de correção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros tributos. O IGP-M acumulado de dezembro de 2019 a novembro de 2020 foi de 24,52%.

Conforme o secretário de Administração e Fazenda, Rudimar Marafon, o acumulado do IGP-M deste ano surpreendeu a todos os prefeitos das cidades que tem este índice como referência. “A maioria dos municípios da Região da Acamosc utilizam o IGP-M para definir o percentual de correção dos tributos. Na semana passada o prefeito Clodoaldo Briancini e vice-prefeito Lauro Tecchio estiveram reunidos com demais prefeitos da Amosc para discutirem alternativas que ocasionassem o menor impacto possível aos munícipes, mas de acordo com a lei, o índice de reajuste não pode ser alterado no ano corrente, precisa seguir o índice pré-estabelecido”.

O secretário ainda lembra que havia uma possibilidade de se optar pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – ao invés do IGP-M haja vista que o índice já estava em alta em meados de 2020, mas era preciso que essa alteração fosse feita ainda no ano passado pela gestão anterior.