Escola de Fernando Machado recebe intercambistas do México e Holanda

Na tarde desta quarta-feira (13), alunos e professores da Escola Básica Municipal Fernando Machado de Cordilheira Alta, tiveram a oportunidade de trocar experiências culturais com intercambistas da Europa e da América do Norte. A holandesa Randy Bruin e a mexicana Mayela Medrano, apresentaram costumes de seus países e as principais características da economia, educação, festas populares, gastronomia, clima, geografia, religião, demonstrando as diferenças existentes entre Holanda, México e o Brasil. Como o evento evidenciava a troca de experiências, os alunos de Cordilheira Alta também fizeram a apresentação de vertentes culturais brasileiras. Após as apresentações, aconteceram momentos de confraternização entre os estudantes, o que possibilitou aumentar ainda mais a troca de experiências e conhecimentos. O Momento Cultural “BRASIL x MÉXICO X HOLANDA”, foi organizado pelo Coordenador do Horário Ampliado, Jean Marcos Tonello, em parceria com a AIESEC Chapecó, ( Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales), representada pela universitária Mariana Possa.
De acordo com informações do portal da associação na internet, “A AIESEC é uma instituição mundial sem fins lucrativos, criada por seis estudantes no período pós-Segunda Guerra Mundial, entendendo que precisavam fazer algo para contribuir com a criação de relações entre os países e jovens cidadãos e que hoje, já está presente em 107 países”. No Brasil a instituição foi fundada em 1980, com o primeiro comitê na Fundação Getúlio Vargas na cidade de São Paulo, SP, e hoje, já tem representatividade em todo o território nacional, inclusive com escritório em Chapecó. A Associação Internacional intermedia e possibilita o intercâmbio entre milhares de estudantes do mundo todo, incluindo o Brasil e Santa Catarina e por consequência a nossa região, através do escritório local na capital do Oeste.