MUDANÇAS NO SISTEMA DE ATENDIMENTO NA SAÚDE

Por orientação do Ministério da Saúde não somente para Cordilheira Alta, mas para todos os municípios brasileiros, os pacientes que dependem de intervenções fora do posto de saúde municipal terão que ser incluídos em uma lista de espera única e regulada pelo próprio Ministério, chamada SISREG (Sistema Nacional de Regulação), com a fiscalização do Ministério Público de Santa Catarina. Os pacientes serão atendidos de acordo com a ordem de inclusão nesta lista, ficando proibida qualquer outra forma de atendimento, salvo nos casos de urgência e emergência, definidos pela legislação. O objetivo da mudança, é a democratização do acesso aos serviços de atendimento a saúde.

Na prática o SISREG funcionará da seguinte forma:

Para os encaminhamentos como consultas especializadas, exames como RX, Ultrasson, Ressonâncias, tomografias e outros além das cirurgias, o Município será obrigado a incluir o paciente nesta na lista SISREG, a qual passará para uma central de regulação (Chapecó e Florianópolis), que dirá em qual posição o pacienta está na fila.  A parir do momento em que as questões técnicas estiverem concluídas, está lista se tornará pública para conhecimento e acompanhamento de todos.

Segundo a Secretaria de Saúde de Cordilheira Alta, é provável que nos primeiros meses alguns deste serviços sofram atrasos, em função dos ajustes necessários no sistema.