“RESUMO ESTE CURSO COM UMA PALAVRA: GRATIDÃO”, diz participante do grupo de gestantes da Assistência Social

O departamento de Assistência Social de Cordilheira Alta, encerrou no último dia 11 de outubro as atividades com mais um grupo de gestantes participantes do programa Mamãe Cidadã. O programa tem por objetivo propiciar acesso a conhecimento teórico, acerca de como as mães podem enfrentar as fases pré e pós gravidez, tendo em vista a superação de tabus, traumas, visando dar uma melhor condução a situações normalmente vivenciadas no dia a dia. Nossa Reportagem conversou com duas das mães que participaram das atividades, as quais expressaram o quão importante são as atividades desenvolvidas no curso para vida das gestantes.

Julciliane Piran

“Este será meu primeiro filho, tenho 25 anos e com relação ao curso, eu na verdade esperava menos. As atividades realmente me surpreenderam, superaram todas as minhas expectativas. Eu que sou mãe de primeira viagem estava bem assustada com relação principalmente ao parto, mas depois das palestras com o pediatra, ginecologista e as demais atividades e de orientação com todos os outros profissionais, já estou bem mais tranquila. Nós recebemos bastante orientação também quanto aos cuidados com o bebê pós-parto, eu acho que este programa é fantástico e não pode parar nunca”, ressaltou. Julciane falou também sobre os trabalhos com artesanato. “A parte do artesanato também eu achei muito importante, pois além de termos aprendido técnicas que não conhecíamos, ganhamos um pequeno enxoval, contendo uma banheira, babador, tip top, coberta, manta, toalha de banho e outras roupinhas, foi um Kit bem bom. Se precisasse resumir em uma palavra o que eu sinto, seria “Gratidão”. Eu não teria nem como saber que aconteceria o curso, pois trabalho o dia todo e até isso, o pessoal da Assistência veio atrás de mim para me convidar. Fiquei realmente impressionada, parabéns,” finaliza.

Síntia Carolina Dávalos

“Tenho 41 anos e esta é minha quarta gravidez, porém tenho apenas uma filha de 18 anos, pois em duas gestações eu infelizmente perdi os bebês. A primeira filha eu tive em casa, sozinha, então não conheço os procedimentos do hospital e tenho um pouco de medo disso, mas as palestras do programa me ajudaram muito. Nós visitamos o hospital, conhecemos todos os procedimentos do parto e isso tranquiliza bastante. Achei o curso muito importante e fomos muito bem tratadas por todos, só tenho que agradecer pelo convite que recebi e parabenizar todos os responsáveis”, finaliza.

Com a participação de treze gestantes nesta edição, o curso foi dividido em cinco encontros com diversos profissionais: ginecologista, enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga, pediatra, fonoaudióloga, nutricionista, odontólogo e uma visita ao Centro Obstétrico no Hospital Regional em Chapecó, sendo que em todas as palestras e orientações houve oficina produtiva  de confecção do enxoval pela participantes.