Educação registra o Cumprimento das Condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR)

O Município de Cordilheira Alta, atendendo aos requisitos legais, registrou, no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), os dados referentes ao cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) para aprimoramento da gestão educacional. A evidência do cumprimento dessas condicionalidades é essencial para que o município esteja apto a receber os recursos destinados à complementação do VAAR.

Esse registro foi efetuado pela própria equipe de profissionais da Secretaria de Educação, sem a necessidade de envolvimento de consultores especializados.

Para esclarecer o conceito de condicionalidades: estas representam os requisitos estabelecidos para melhorias na gestão, ações que municípios e estados devem realizar a fim de obter acesso aos recursos do VAAR. Por outro lado, o Valor Aluno Ano Resultado é um montante alocado pelo governo federal, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinado às redes educacionais que demonstrem avanços na gestão e alcancem resultados significativos na redução das disparidades educacionais.