Secretaria Municipal de Saúde realiza Fumacê em Fernando Machado para combate à Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta informa, que devido a caso positivo de dengue, realizará na próxima sexta-feira, 17 de janeiro, a aplicação de Fumacê nas proximidades da Unidade de Saúde Adrinei Fávero, em Fernando Machado. O procedimento começará a partir das 17h e visa o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, além de auxiliar na prevenção de novos casos de chikungunya e Zika.

A aplicação será feita com o uso de inseticida ultra baixo volume (UBV), uma técnica eficiente para reduzir a proliferação do mosquito. A Secretaria reforça que, em caso de chuva, a aplicação será remarcada para uma nova data, para garantir sua eficácia.

Orientações para os moradores

A fim de garantir a segurança e a eficácia do Fumacê, a Secretaria orienta os moradores das imediações a seguirem algumas recomendações durante a aplicação do inseticida:

• Abra portas e janelas das residências para permitir que o inseticida se dissemine de maneira eficiente;

• Proteja animais domésticos e colmeias de abelhas, cobrindo-os ou os mantendo em local seguro;

• Cubra aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos de animais de estimação;

• Recolha roupas do varal e evite deixar alimentos ou bebidas expostos durante a aplicação;

• Levante colchas, cortinas e mova móveis (armários e sofás) que possam servir de abrigo para o mosquito;

• Não permaneça em cômodos fechados, procure se deslocar para um local arejado enquanto o inseticida for dispersado; • Evite ficar próximo ao veículo de UBV para não ter contato com o produto;

• Após a aplicação, lave frutas e verduras antes de consumi-las.

Segurança do produto

A Secretaria esclarece que o inseticida utilizado é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), garantindo que sua aplicação é segura para a população. Após a dispersão, o produto ficará suspenso no ar por aproximadamente 45 minutos e não deixará resíduos no ambiente, pois é de contato e não persiste no ar ou nas superfícies.

Com essa ação, a Prefeitura reforça seu compromisso no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, protegendo a saúde da população de Cordilheira Alta e, especialmente, em Fernando Machado. A colaboração dos moradores é essencial para o sucesso da operação e para o controle da proliferação do mosquito.