Cordilheira Alta aposta no plantio de trigo para silagem

O Governo Municipal de Cordilheira Alta, através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, disponibilizou neste ano 760 quilos de sementes de trigo para produtores que estão diversificando a produção de grãos para a silagem.

Na tarde desta terça-feira (31) agricultores, técnicos, lideranças de entidades e da Secretaria de Agricultura fizeram uma visita técnica na casa do Agricultor Paulo Giordan, um dos produtores que está diversificando a produção de grãos para a silagem.

“O trigo é mais uma possibilidade de prover alimento para os animais, quer para o pré-secado como para a silagem, então essa visita técnica teve por objetivo orientar e auxiliar os agricultores que plantaram trigo para essa finalidade. Uma das orientações foi identificar o ponto ideal de corte da planta para a silagem que é quando o grão já está pastoso para farináceo. Quando atinge esse ponto é preciso fazer o corte do trigo em até 8 dias”, explica o secretário Alexandre Bergamin.

A intenção do governo municipal é ampliar o plantio de trigo para a próxima safra como uma cultura de inverno que pode ser utilizado para cobertura, pastoreio ou silagem neste período de entressafra.