FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Conheça a história do 18 de maio e a importância da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”
O 18 de maio é um dos principais marcos da luta contra o abuso sexual e a violação dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Durante as semanas que antecedem a data, são enfatizadas campanhas, como a já tradicional: – “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.
Em Cordilheira Alta as ações de conscientização e combate a este tipo de violência são realizadas durante todo o ano pelo Conselho Tutelar, Conselho dos Direito da criança e do Adolescente ( CMDCA ) e pelo Departamento de Assistência Socil, porém é nesta época que os olhares da sociedade são atraídos de forma mais focada para a causa.
Devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as ações presenciais de conscientização estão suspensas em 2020, porém o trabalho junto as famílias continua sendo realizado normalmente.
HISTÓRIA DA CAMPANHA E DO 18 DE MAIO
A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.