PROTETORES AMBIENTAIS DE CORDILHEIRA ALTA REALIZAM PLANTIO DE ÁRVORES EM NASCENTE DO LAJEADO SÃO JOSÉ.

Os alunos da Escola Básica Municipal Fernando Machado e da escola Estadual de Cordilheira alta, integrantes do programa Protetor Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA/SC), realizaram atividade especial de plantio de árvores na área de preservação permanente que abriga uma das nascentes do Lajeado São José, no bairro Rosa Linda.

Segundo o Cabo Luciano da PMA, coordenador do programa, o plantio serviu como atividade compensatória em uma área onde já estão sendo executadas diversas ações de proteção. “A atividade é uma compensação ambiental, em virtude da derrubada de árvores que será necessária em uma área da PMA, devido a construção do nosso novo quartel. Em especial esta área de Cordilheira Alta foi escolhida, pelo fato de ali estar localizada uma das nascentes do Lajeado São José, que abastece a cidade de Chapecó. Esta área é de preservação ambiental, a qual já foi inclusive cercada e isolada e onde são desenvolvidas diversas outras atividades e técnicas de recuperação como, nucleação, poleiros artificiais e abrigo de fauna, que serve para atração dos animais da fauna silvestre. Durante o dia estes animais se alimentam nos arredores e a noite utilizam o local como pouso, onde estarão defecando e deixando sementes, o que consequentemente provoca uma recuperação natural da área”, explica.

A diretora da Escola de Educação Básica Fernando Machado, Adriana Lanzarin, garante que os resultados positivos relacionados ao programa já são percebidos. “O projeto veio à escola com o propósito de conscientizar alunos e familiares sobre vários aspectos ambientais e já estamos colhendo ótimos frutos dessa iniciativa”, finaliza.

PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL

O governo municipal é parceiro do programa, porém a execução e a metodologia de trabalho são da Polícia Militar Ambiental, que já trabalha com os 30 alunos participantes desde o mês de abril, com diversas atividades práticas e teóricas, todas as quintas-feiras na Escola Básica Municipal Fernando Machado no contra turno escolar. Ao todo serão mais de 180 horas de atividades até o mês de novembro, quando acontece o encerramento do programa em Cordilheira Alta.