Cordilheira Alta investe no planejamento estratégico do turismo

O Governo Municipal de Cordilheira Alta está investindo no planejamento de atrativos turísticos e no fomento desta atividade econômica. Pelo Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC, serão realizadas duas soluções neste ano o Plano Estratégico do Turismo e o Desenvolvimento e Promoção do Turismo.

A primeira etapa compreende um levantamento de dados do município para, posteriormente, elaborar um diagnóstico da potencialidade turística e definir estratégias e ações para o desenvolvimento do turismo. Em um segundo momento será trabalhada a promoção do turismo, na qual prevê a formatação de um produto turístico e divulgação do destino.

De acordo com a gerente de cultura, Évelin Hillana Ogliari e a responsável pela Secretaria de Cultura Esportes e Turismo, Sonia Briancini, recentemente foi criado o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) composto por entidades, empresários e lideranças locais. Outra conquista recente foi a inclusão de Cordilheira Alta no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do País. O objetivo é orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento regionalizado e descentralizado das políticas públicas nos territórios identificados.

Évelin explica que a partir da Sala do Empreendedor foi identificado o leque de possibilidades disponibilizadas pelo Sebrae/SC que podem contribuir para o desenvolvimento local. “Aproveitamos a proposta da atual gestão de potencializar o turismo, uma área que nunca foi trabalhada em Cordilheira Alta, para escolher soluções específicas para o setor e contar com o suporte da entidade para isso e também para elaborar o Plano Municipal do Turismo”, relata.

Entre os processos internos, a gerente de cultura destaca a alteração da nomenclatura da Secretaria de Cultura e Esportes que passou a ser denominada de Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. “A partir disso fomos nos apropriando sobre o que poderíamos fazer enquanto Poder Público para fomentar o setor, com apoio também do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), no qual somos associados”, ressalta.