Secretaria de Saúde recebe doação de capacete de ventilação não invasiva (VNI)

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Cordilheira Alta recebeu da empresa de Transportes Transgoss, com sede em Pato Branco, um capacete Elmo de ventilação não invasiva. A doação foi intermediada pelo empresário cordilheiraltense Elecson Martins da Cordilog Transportes.

Conforme a secretária de Saúde, Sidonia Merisio, o capacete ELMO é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas. “Ficamos felizes com a doação e agradecemos a sensibilidade dos doadores. Para que possamos utilizar este equipamento precisamos de um ventilador mecânico e outros acessórios que já estamos viabilizando. Será um equipamento muito importante para ser utilizado em casos de emergência ou em uma eventual transferência de paciente para unidades hospitalares”, explica.

Os testes do equipamento demostraram que em pacientes acometidos pela COVID-19 em risco de evolução para ventilação invasiva, o uso do ELMO foi capaz de evitar em até 60% a intubação traqueal, apresentando rápida recuperação da função pulmonar e aumento, na primeira hora de uso contínuo, do percentual de oxigênio de sangue dissolvido.