GESTÃO FINANCEIRA – CORDILHEIRA ALTA PREPARADA PARA ENFRENTAR A CRISE DO CORONAVÍRUS

O governo municipal realiza uma gestão de recursos equilibrada, precavida, com economias e reservas para possíveis necessidades extraordinárias. Tudo isso faz o município enfrentar momentos de crise, como o atual, com estabilidade financeira e acima de tudo com serviços de saúde de alta qualidade.

FOLHA DE PAGAMENTO
Um dos setores onde a gestão financeira é extremamente responsável em Cordilheira Alta é a folha de pagamento. O limite legal de gastos com funcionários é de 54%, porém governo municipal trabalha muito a baixo disso, com índices que variam em torno dos 39%.

SAÚDE PREPARADA
Graças a gestão eficaz dos recursos, realizada antes que as crises aconteçam, o município não tem áreas descobertas na saúde principalmente no que diz respeito às ações necessárias para o enfrentamento ao COVID-19. Os profissionais possuem todos os EPI´s, medicamentos e demais itens necessários, assim como o município tem recursos garantidos para qualquer ação adicional, sem comprometer nenhum um outro serviço público.

ESTRUTURA E INVESTIMENTOS
Não bastando a preparação antecipada para o enfrentamento destas situações adversas, os investimentos na Saúde chamam a atenção.

Ø A Unidade de Saúde Central recebeu uma aplicação e reforma que praticamente duplicou a capacidade de atendimento;

Ø Novas adequações estariam sendo iniciadas na Unidade de Fernando Machado, porém foram suspensas temporariamente devido ao decreto de emergência do governo do estado;

Ø A Frota de veículos foi implementada com três automóveis pequenos, uma van de passageiros e uma ambulância zero Km

Ø O município investe em cirurgias de alta complexidade, algo que seria de responsabilidade do estado ou da união;

Ø Profissionais médicos clínicos gerais e de áreas específicas, medicamentos e exames estão sempre a disposição em quantidade e qualidade acima do que é exigido pelo SUS. Tudo isso além de consultas especializadas, cirurgias e demais procedimentos realizados via CISAMOC , no qual o município tem uma previsão de investimento de mais de R$ 560 mil somente em 2020

A política do governo municipal é sempre de precaução com preparação antecipada, economias durante o ano todo e em todas as áreas, para enfrentar possíveis contratempos como este pelo qual está passando sem a necessidade de cortes, arrocho financeiro e muito menos a suspensão de outros serviços.