GOVERNADOR ANUNCIA PLANO PARA VOLTA GRADUAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS EM SANTA CATARINA

Algumas ações continuam suspensas, outras serão liberadas a partir de segunda-feira(30) e as demais a partir de quarta-feira (1 de abril)

O governador Carlos Moisés anunciou nesta quinta-feira, 26, a retomada parcial das atividades não essenciais em Santa Catarina a partir da próxima semana. Segundo o chefe do Executivo estadual, a ação faz parte do Plano Estratégico para a Retomada das Atividades Econômicas em Santa Catarina e será publicada em um decreto nesta sexta-feira, 27.

Carlos Moisés salientou que a orientação do Estado é que as pessoas permaneçam em casa. A abertura parcial de comércios e atividades não essenciais ocorrerá com um regramento, com o objetivo de preservar a saúde da população.

VEJA O QUE ABRE E O QUE DEVE PERMANECER FECHADO

A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, 30 DE MARÇO

Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito poderão abrir a partir de segunda-feira, 30 de março, para atender exclusivamente pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

A PARTIR DA QUARTA-FEIRA, DIA 1º, ESTARÃO LIBERADOS TAMBÉM:

> Atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral;

> Atividades do setor hoteleiro;

> Atividades de construção civil;

> Escritórios de prestação de serviços em geral;

> Centros de distribuição e depósitos.

PARA FUNCIONAR, OS ESTABELECIMENTOS PRECISARÃO RESPEITAR ALGUMAS REGRAS:

1) Para estabelecimentos com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas:

a) limitação de entrada de pessoas em 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público do estabelecimento, podendo este estabelecer regras mais restritivas;

b) controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa.

2) Priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes;

3) Priorização de trabalho remoto para os setores administrativos;

4) Adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho e no atendimento ao público;

5) Utilização de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados;

SERVIÇOS AUTÔNOMOS LIBERADOS

Também serão liberados sem restrições, a partir de quarta-feira, 1º, os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais.

CONTINUAM SUSPENSOS

Festas, shows, eventos, missas e cultos religiosos, aulas e lazer em praias, parques e praças.

TRANSPORTE COLETIVO SEGUE SUSPENSO

O governador Carlos Moisés anunciou ainda que os transportes coletivos permanecerão suspensos pelo prazo de mais sete dias, a contar da próxima quarta-feira, dia 1º. A determinação mantém suspensa a circulação de veículos de transporte urbano municipal e intermunicipal de passageiros, além da circulação e do ingresso no território catarinense dos veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado. A decisão também vale para veículos de fretamento para o transporte de pessoas.