ATENÇÃO CORDILHEIRA ALTA: PESSOAS DE 06 MESES À 49 ANOS DEVEM SE VACINAR CONTRA O SARAMPO.

Sábado, dia 15 de fevereiro, é dia “D” de vacinação.

 

Começou no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. O estado de Santa Catarina optou por ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos de idade.

O próximo sábado, 15 de fevereiro, é o Dia “D”, em que as salas de vacinação de Cordilheira Alta e de todo o estado ficam abertas das 8h às 17h.

A gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lia Quaresma Coimbra, explica que a decisão de ampliar a campanha foi baseada nos casos confirmados em SC. “Já temos 39 municípios com registro de sarampo e a maior parte das pessoas infectadas tem idade entre 15 e 39 anos. Ao ampliar a campanha, conseguimos resgatar a população mais suscetível à doença e, possivelmente, interromper a circulação do vírus no estado”.

Para tomar a vacina contra o sarampo, basta comparecer em uma das unidades de saúde de Cordilheira Alta, munidos da caderneta de vacinação, se tiver. Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente. Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses desta forma:

 

Esquema

– 6 meses de vida: dose zero

– 1 ano de idade: primeira dose

– 1 ano e 3 meses: segunda dose

– até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses

– de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

 

Sarampo em Santa Catarina

Entre os anos de 2019 e 2020 (até 25 de janeiro), foram confirmados 319 casos de sarampo em Santa Catarina. A faixa etária mais acometida pela doença é a de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, com 73,6% (235) do total de casos. Dos 295 municípios catarinenses, 39 já registraram casos de sarampo. Os municípios com mais casos são: Joinville (138), Florianópolis (46), Concórdia (18), Porto União (15), Jaraguá do Sul (14).

Cordilheira Alta não possui nenhum caso, mas a vacinação é a melhor maneira de prevenção.