NOTA DE REPÚDIO

O Governo Municipal de Cordilheira Alta vem, em nota, manifestar repúdio diante do fato de agressão física praticada por uma mulher contra três servidores públicos municipais, ocorrido na última terça-feira, 24 de setembro, na Unidade de Saúde Central, Francismar Tozzo.

Entenda o fato:

A agressora solicitava o fornecimento de medicamento na Unidade de Saúde, porém ao consultar o sistema, os servidores identificaram que a mesma era cadastrada na cidade de Chapecó, na Unidade de Saúde do Bairro Belvedere, não podendo desta forma receber os medicamentos solicitados em Cordilheira Alta. Ao tentar explicar o procedimento e  apontar caminhos para que a solicitante pudesse ser atendida dentro do que prevê a legislação e as normas do SUS, os servidores foram agredidos fisicamente, dentro da unidade de saúde, pela mulher que não aceitava as justificativas. O fato ocorreu durante o expediente de trabalho, em meio a outros pacientes e demais servidores públicos que presenciaram a cena, algo que além de ferir fisicamente os três agredidos, causou um forte abalo moral e emocional em todos os que presenciaram os fatos. Não existem justificativas para nenhuma forma de agressão, mas neste caso em especifico, os três servidores apenas cumpriam respeitosamente as normas legais que suas funções exigem, presando pelo atendimento de saúde em favor dos interesses coletivos e não individuais.

Tal fato, além de ofender a honra e causar danos físicos aos servidores, ofende a Administração Municipal como um todo. Todos os servidores públicos estão à disposição da sociedade, porém tendo sempre como balizador de suas ações a legalidade dos atos.

Informamos que serão tomadas todas as medidas legais cabíveis ao caso, nas esferas cível e criminal, na forma das legislações de regência.

Por estes motivos, torna-se público o registro de repúdio.