“PAPEL SEMENTE”

AÇÃO AMBIENTAL INOVADORA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL FERNANDO MACHADO É APRESENTADA EM ATO CÍVICO DE CORDILHEIRA ALTA

Na manhã desta quarta-feira (04), o ato cívico da semana da pátria em Cordilheira Alta foi organizado pela Escola Básica Municipal Fernando Machado. Além do tradicional hasteamento das bandeiras e entonação dos hinos, os alunos prepararam uma apresentação cultural focada na preservação ambiental.

Com um trecho do hino do município “Cordilheira Alta, sou feliz aqui”, e o lema: “Somos sementes do amanhã”, os alunos chamaram a atenção para a necessidade de preservar de forma consciente e sustentável o meio ambiente em que vivemos hoje, para garantir o futuro das próximas gerações.

“PAPEL SEMENTE”

PROJETO “QUAIS ATITUDES PODEM MUDAR O MUNDO?”

A Coordenadora Pedagógica, professora Vania Graciani, falou sobre o projeto desenvolvido com os alunos da EBM Fernando Machado, do qual faz parte a ação: “PAPEL SEMENTE”. Nós estamos trabalhando este projeto com os alunos, cujas principais ações são a oficina do Papel Semente, oficina da Bomba de Semente, campanha Lacre Amigo e a participação no programa Brasil sem Frestas, juntamente com a APAE de Coronel Freitas. A oficina do Papel Semente é uma atividade que apresenta para os alunos uma outra visão a respeito da reutilização do papel. Os alunos processam os papeis que iriam para a lixeira, picotando, umedecendo e batendo do liquidificador, passam o material por peneiras e juntam com as sementes e por fim, depois de seco, é recortado tomando diversas formas, conforme a criatividade dos alunos. Depois da produção é distribuído na comunidade e próprio papel processado pode ser plantado, embelezando os espaços públicos, as propriedades das famílias e a escola. No solo, a semente vai germinar e o papel vai se transformar em adubo. É um processo simples, mas por ser diferente chama a atenção dos alunos e consequentemente ajuda na construção da consciência ambiental”, finaliza.

Após a apresentação os alunos entregaram os “Papeis Semente” para todos os presentes. Nesta quinta-feira (05), a responsabilidade pelo ato cívico será do Centro Educativo Mediação e as apresentações acontecem em frente a prefeitura municipal, a partir das 8h.