“ABUSO CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES MUITAS VEZES OCORRE DENTRO DA FAMÍLIA”, Alerta Conselheira Tutelar de Cordilheira Alta

Na última quinta-feira (18), o Conselho Tutelar de Cordilheira Alta, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Departamento de Assistência Social, realizaram ações nas três escolas municipais e na escola estadual do município, visando a prevenção ao Abuso e a violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A ação marcou a passagem do 18 de maio, dia nacional de conscientização sobre a causa, e o trabalho em Cordilheira Alta foi focado na importância da denúncia, segundo explicou a primeira Dama do município e Conselheira Tutelar, Nadia Terezinha Mazetto Tozzo. “Nós do Conselho Tutelar, que além de mim conta com os Conselheiros Eraldo Marconi, Erica Soares e a Daiane Gabriel, realizamos a entrega de uma agenda especial que marca o dia 18 de maio, para cada aluno, porém o mais importante não é o brinde entregue e sim, o trabalho informativo e de conscientização. A própria agenda que entregamos tem os telefones do Conselho Tutelar para denúncias e é este ponto que a gente enfatiza. É muito importante que os menores que se sintam abusados façam a denúncia. Infelizmente temos vários casos no município e muitas vezes, por se sentirem ameaçadas as crianças não denunciam. A gente incentiva que eles falem com uma pessoa de sua confiança, como o professor, a professora, a diretora ou com o conselho, pois muitas vezes os abusos acontecem dentro da própria família” explica.

A primeira Dama ainda fala sobre o modo como o Conselho age após receber a denúncia. “Alguma pessoa ainda tem aquela imagem de que o conselho recebe a denúncia e simplesmente vai até o local e como se diz na gíria popular, ‘faz um extravio’. É claro que não é assim que funciona, a gente investiga minuciosamente antes de tomar qualquer providência, temos profissionais para dar todo o suporte tanto no conselho como no Departamento de Assistência Social e quando fizemos uma intervenção é feita de forma a não expor a família e principalmente o menor abusado. As crianças abusadas e qualquer outra pessoa que esteja presenciando qualquer tipo de violação de direitos, pode e deve denunciar sem medo algum”, finaliza.

O telefone do Conselho Tutelar de Cordilheira Alta, para denúncias é o (49) 3358 9136