PROGRAMA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CORDILHEIRA ALTA TRANSFORMA A VIDA DE MULHERES

“Se eu não tivesse entrado neste programa, não sei o que seria de minha vida hoje”. O depoimento forte e emocionante de uma das integrantes do programa Mulher Valorosa, demonstra a importância do trabalho da Assistência Social de Cordilheira Alta na vida das pessoas e das famílias nas quais são inseridas.

O Departamento de Assistência Social e o CRAS trabalham com diversos grupos, atendendo desde crianças até idosos em todas as localidades do município, mas um dos programas que mais se destacam é o “MULHER VALOROSA”, que atende mais de 80 mulheres com atividades que melhoram a autoestima e principalmente dão suporte para as participantes enfrentarem os desafios do dia a dia, seja nas famílias, na sociedade ou no trabalho.

A Assistente Social Marcia Boff, fala sobre a importância do programa e as principais atividades realizadas com as mulheres nos encontros quinzenais. “Este programa foi criado com lei municipal, mas faz parte do Programa de Atenção Integral a Família, o PAIF. O objetivo dele é fazer a acolhida das mulheres e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Nos encontros nós trabalhamos principalmente a questão da autoestima, o protagonismo, a convivência familiar e comunitária, os conflitos familiares e tudo que possa estar causando qualquer tipo de risco, seja físico, econômico ou psicológico para as mulheres. Além de participarem das palestras, orientações e receberem os acompanhamentos dos nossos profissionais, elas desenvolvem trabalhos de artesanato, corte e costura, crochê, tudo com materiais fornecidos gratuitamente pelo CRAS o que também lhes auxilia na questão financeira. No início do programa nós tínhamos que convidar as mulheres para participar dos grupos, hoje elas mesmas nos procuram diretamente querendo fazer parte dos trabalhos”, comenta.

Marcia Boff fala também sobre os impactos do programa na vida das participantes. “O que a gente percebe nas mulheres que participam deste programa, é que elas encontram forças para superar os obstáculos com mais facilidade. Geralmente dentro das famílias estas mulheres têm o papel de mãe, de esposa, de professora, de dona de casa e isto acaba acumulando, sem falar que muitas vezes elas precisam lidar com questões difíceis do dia a dia. Este programa ajuda elas a superar tudo isso e lhes transforma em seres humanos mais fortes, com maior autoestima e principalmente com vontade própria de superar tudo isso. É muito gratificante para todos nós, profissionais, percebermos estas transformações reais nas vidas destas mulheres”, finaliza.