PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PASSAM POR MAIS UMA ETAPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETRIZ CURRICULAR DO MUNICÍPIO

Na última quinta e sexta-feira (04 e 05), os profissionais da Educação de Cordilheira Alta participaram de mais uma etapa de formação continuada, com a professora Claudia Maria da Cruz, com o objetivo de dar continuidade a implementação da Diretriz Curricular da Educação Infantil da AMOSC e também a elaboração das diretrizes Curriculares Municipais para o ensino fundamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular ( BNCC ) e a Base do Território Catarinense.
A Diretora de ensino da Secretaria de Educação de Cordilheira Alta, Maike Elize Techio, explica que “a BNCC traz os conceitos básicos que devem ser trabalhados na educação em todo o Brasil. O Currículo Municipal é constituído por 60% destes conceitos gerais e os demais 40%, correspondem a parte diversificada, cuja construção fica a cargo dos municípios e suas redes, ou seja, o Currículo Municipal é um documento que orienta a educação do município a partir dos seus contextos e cultura local , aliadas às diretrizes nacionais que compõe a BNCC. Para a construção do nosso currículo estamos estudando outros documentos: A BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base do Território Catarinense, a Proposta Curricular de Santa Catarina, além de diversos autores que discutem os conceitos que fundamentam esses documentos. ”, explica.
A professora Claudia Maria da Cruz, foi contratada pela Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta para assessorar a elaboração e implementação desses documentos, além de capacitar a equipe pedagógica e os professores da rede municipal de ensino.