EDUCAÇÃO SUPERA AS EXPECTATIVAS EM 2018

Com a conclusão de mais um ano letivo e o início do recesso escolar, a Secretária de Educação de Cordilheira Alta, Katia Ana Di Domenico Cechin, avalia os resultados de 2018 já pensando nos novos projetos para 2019.

Segundo Katia, 2018 foi um ano onde as expectativas foram superadas tanto na questão de investimentos como na área pedagógica. Cordilheira Alta comemorou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, que com um média de 6,8 para os anos iniciais, superou a meta que o município tinha para o ano de 2021 e isto se deve ao conjunto de atividades e aos esforços que o governo municipal vem empregando no setor nos últimos anos.

INVESTIMENTOS

Segundo a Secretária de Educação, “neste ano nós investimos na reforma e ampliação das salas de aula, banheiros, refeitórios, parque e demais instalações da escola de Linha Bento Gonçalves, cuja estrutura estará totalmente a disposição em 2019. Gostaríamos de já ter utilizado neste ano as novas instalações, mas não foi possível. Além disso, aqueles investimentos que fizemos todos os anos com o uniforme e material escolar completo, o material didático, alimentação e transporte, enfim, os investimentos são grandes, o governo municipal não mede esforços para atender a demanda dos nossos alunos”, ressalta

FORMAÇÃO CONTINUADA

Para a Secretária Kátia, a formação continuada dos profissionais da educação é o fator fundamental do sucesso do processo educacional. “Nós investimentos constantemente na formação continuada dos profissionais pois o sucesso de todo o processo da educação depende disso. Tivemos diversos projetos e atividades executadas com os professores em várias áreas, mas principalmente no que diz respeito à Base Nacional Comum Curricular, inclusive com o apoio fundamental de uma consultora, a professora Claudia Cruz, que nos auxiliou bastante neste trabalho”, explica.

Kátia Didomenico Cechin comenta também sobre as atividades especiais que promovem uma maior aproximação da família com a escola, além da preocupação do governo com a educação especial. “Durante o ano, realizamos diversos projetos que envolvem toda a comunidade escolar, como por exemplo o programa Família na Escola, que teve o tema ‘Quem Cuida de Mim’. Tivemos as festas juninas, onde neste ano realizamos um resgate histórico da cultura da festividade além da comemoração do dia criança, dia do professor e a Mostra Pedagógica, todas oportunidades para a família vir para a escola e participar de forma direta do processo. A educação especial foi nosso foco também, com a manutenção das parcerias com as APAE’s de Xaxim e Coronel Freitas e principalmente a regulamentação da nossa lei da Educação Especial, que foi construída em conjunto com os municípios da AMOSC e a partir de agora vai reger as ações do município nesta área.

IDEB

A secretária comemora a nota conquistada pelo município no IDEB. “Nós ficamos muito satisfeitos com a nota do município no índice de Desenvolvimento da Educação Básica, tanto nos anos iniciais como nos anos finais. Tivemos um crescimento considerável, passando de 5,9 para 6,8, o que comprova que a educação é levada muito a sério em Cordilheira Alta. Para se ter uma noção da importância deste crescimento, a nota que alcançamos é a meta que o município tinha para o ano de 2021. Este ano foi de muito trabalho, conquistas e realizações, o que nos fez alcançar todos os objetivos que tínhamos projetado juntamente com a nossa equipe. Pelos profissionais que temos em Cordilheira Alta e a vontade de fazer sempre melhor, 2019 não será diferente”, finaliza.