EM CORDILHEIRA ALTA TODAS AS MULHERES TEM MAMOGRAFIAS GRATUITAS A DISPOSIÇÃO

No mês de outubro as atenções se voltam para os cuidados com a saúde da mulher, principalmente quanto ao câncer de Colo de útero e de Mama. Este segundo, é o câncer que mais mata mulheres no mundo e somente no Brasil, cerca de 60 mil novos casos são diagnosticados todos os anos.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Cordilheira Alta desenvolve diversas ações especiais durante o mês de outubro, mas a secretária Rafaela Dezen, explica que o empenho do governo municipal na luta contra o câncer de mama é constante, em todas as épocas do ano. “Nós realizamos o exame de mamografia para todas as mulheres e não deixamos que se formem filas. O que é um pouco demorado as vezes é laudo do exame, mas isso não diz respeito a nós, depende dos laboratórios.  O Inca, Instituto Nacional do Câncer, orienta que os exames sejam disponibilizados anualmente, apenas para mulheres acima de 50 anos, porém sabemos que existem milhares de casos de câncer em mulheres com 30 ou 40 anos e até com menos disso. Por este motivo nosso município realiza os exames para as mulheres de qualquer idade e faz o pagamento disso com recursos próprios, já que pelo SUS, os encaminhamentos só podem ser realizados para mulheres entre 50 e 69 anos. Além do auto exame, que as mulheres devem realizar constantemente, a mamografia também precisa ser efetuada todos os anos, pois o Câncer de Mama tem chance de cura de 95% se a doença for diagnosticada em estágio inicial”, explica.

Durante o mês de outubro, além dos encaminhamentos para mamografia, são realizadas diariamente nas unidades de saúde as coletas  para o exame de Papanicolau, que serve para diagnosticar inflamação vaginal, doenças sexualmente transmissíveis como o HPV, para identificar a presença de câncer de colo do útero e deve ser realizado uma vez por ano por mulheres que já iniciaram a sua vida sexual. O SUS orienta que mulheres de 25 a 59 anos façam o exame anualmente, mas em Cordilheira Alta, todas as mulheres são atendidas, independente da faixa etária.