CORDILHEIRA ALTA EM ALERTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

O departamento de vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, reuniu lideranças municipais para uma reunião a fim de alertar quanto aos perigos da infestação do mosquito Aedes aegypti no município. Foram cobradas ações de conscientização dos representantes de empresas, entidades e poder público junto aos grupos que os mesmos representam, já que Cordilheira Alta é uma das 74 cidades catarinenses consideradas infestadas. O município conta com 34 focos e a preocupação é com o alerta da Secretaria de Estado, sobre a possibilidade de 2019 ser o “ano das doenças”, podendo aumentar consideravelmente o número de casos da Dengue, Chikungunya e Zica em Santa Catarina. Os participantes da reunião já são lideranças que colaboram com ações contra o mosquito, porém o pedido foi para que estas sejam intensificadas devido a situação preocupante do momento.

A Secretária de Saúde, Rafaela Dezen, fala sobre a importância da população se conscientizar de uma vez por todas, já que o problema dos focos vem se agravando. “O poder púbico faz a sua parte, mas a responsabilidade é também da população e infelizmente nós ainda temos muitas pessoas que não tomam as devidas providências na fiscalização de seus imóveis. Esta parcela da população não está se dando conta do que pode vir a acontecer caso tenhamos a doença instalada no município. Além do problema direto com as doenças, vários serviços que prestamos hoje na saúde podem ser prejudicados, uma vez que em caso de epidemia todos os esforços precisam ser direcionados para este fim. É muito simples, basta cada um tirar 10 minutos por semana para vistoriar a sua residência ou empresa. Esta reunião foi muito importante, pois as lideranças da cidade, tanto empresariais como governamentais, se comprometeram em auxiliar na conscientização da população. A Secretaria de Estado já alertou que 2019 pode ser um ano muito crítico, com a doença podendo se instalar em vários municípios e nós, por estarmos “em cima” da BR 282, corremos muito risco, por isso a conscientização da população é a palavra de ordem no momento” alerta a secretária.

Cordilheira Alta possui focos em praticamente todas as regiões da cidade, como Centro, Loteamento Ludovico Tozzo, Bairro Rosa Linda, Mirante do Trevo, Trevo e Linha Dal Santo. Até o mês de setembro deste ano, Santa Catarina já registrou 53 casos de Dengue, 13 casos de Chikungunya e 01 caso de Zika Virus.