CORDILHEIRA ALTA ELABORA AS TRÊS PROPOSTAS LOCAIS PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Promover políticas que garantam os direitos e os deveres das crianças e adolescentes. Com este objetivo aconteceu a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Cordilheira Alta, na última segunda-feira (20), tendo como Tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
O intuito é oportunizar aos representantes da sociedade civil, a participação plena no processo de elaboração das políticas públicas, através de discussões, debates e articulações coletivas democráticas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

A conferência Municipal serviu também para eleger os quatro delegados e respectivos suplentes, que representarão Cordilheira Alta na etapa estadual. Foram eleitos os seguintes representantes:

Da esfera não governamental:
Titular: Vanessa Lorenzetti
Suplente: Arlindo Três

Da esfera governamental:
Titular: Maria Luza
Suplente: Patricia Briancini

Representantes das crianças e adolescentes:
Titular: Alessandra Carla Soave
Suplente: Letícia Variani

Representantes dos Conselheiros Tutelares:
Titular: Eraldo Marconi
Suplente: Daiane Pizzato Gabriel

Os representantes de Cordilheira Alta estrão levando as propostas locais, elaboradas na Conferência Municipal do último dia 20, para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece no primeiro semestre de 2019 em data e local ainda indefinidos. Após a etapa estadual, acontece o grande encontro nacional, em outubro de 2019.

Os participantes da Conferência, tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com a professora, especialista na área da Criança e Adolescente, Alda Detofol, da empresa VIVER Desenvolvimento Profissional de Chapecó. Os trabalhos em grupos, divididos por eixos, foram conduzidos pela Assistente Social Márcia Boff .

Marcia Boff comenta a importância do debate realizado na conferência. “Toda criança e adolescente é sujeito de direito, pessoa em condição peculiar de desenvolvimento, credora da prioridade absoluta e da proteção integral e especial, isto é o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente que afirma. Além de direitos, elas possuem deveres que da mesma forma são extremamente importantes para seu próprio desenvolvimento, por isso estivemos na última segunda-feira debatendo junto a sociedade, sobre as ações desenvolvidas para o fortalecimento dos conselhos municipais, através da participação e do controle social”, finaliza.