CORDILHEIRA ALTA RECEBE TÍTULO DE MUNICÍPIO AMIGO DA PREVENÇÃO

Cordilheira Alta recebeu na última sexta-feira (03), da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), certificado e medalhas pelo alcance da meta de imunização de mais de 90% do público alvo, preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), na 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza realizada em 2017. O certificado “Município Amigo da Prevenção”, foi entregue durante reunião com servidores da saúde dos municípios da região, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó.

O prefeito Carlos Alberto Tozzo elogiou o trabalho realizado pela equipe de saúde do município, que não mede esforços para prestar um atendimento digno a população, o que proporcionou o alcance da meta de imunização. “A saúde e a principal prioridade do nosso governo e a prevenção é um dos segmentos onde destinamos muitos esforços. Parabéns a todos os servidores pela conquista, isto coroa o belo trabalho realizado”, comemora Carlos Alberto.

A Secretária de Saúde, Rafaela Dezen, lembra o trabalho do ex-chefe da pasta e ex-prefeito, Alceu Mazzioni, falecido em janeiro deste ano. “Neste ano de 2018, os números do estado ainda não estão contabilizados, mas acredito que também vamos bater nossa meta, que é imunizar mais de 90% do público alvo, porém este título que recebemos é referente à campanha do ano passado, então temos que lembrar do nosso saudoso ex-secretário, Alceu, que foi também um dos grandes responsáveis por isso. A secretária ainda explica porque é difícil alcançar 100% do público alvo com a vacinação. “Ainda existem algumas pessoas que não querem se vacinar e nós não podemos obriga-los a receber a imunização, por isso não alcançamos os 100% do público alvo. Mesmo assim ultrapassamos a meta estabelecida pela DIVE e isso se deve ao trabalho das enfermeiras vacinadoras, da coordenação e das agentes de saúde que auxiliam na divulgação e na busca ativa. Aliás a busca ativa é muito importante, pois como o próprio nome diz, nossos profissionais buscam, literalmente, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que por algum motivo não tenham aderido a vacinação. Tem dado muito certo, por isso alcançamos a meta de 2017 e provavelmente alcançaremos a meta de 2018 também. Estamos muito felizes com a conquista e queremos parabenizar a todos os profissionais envolvidos”, finaliza a secretária.