SERVIDORES DA SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO

Além de prestar um atendimento humanizado e de qualidade na área da saúde para a população de Cordilheira Alta, o governo municipal se preocupa em garantir a segurança dos profissionais que prestam este importante serviço, seja a domicílio, nos postos de saúde ou em trânsito, no caso dos motoristas. Com este objetivo, na tarde desta quarta-feira (25),  coordenados pelo departamento de Recursos Humanos, os servidores públicos municipais lotados na secretaria de Saúde e Assistência Social, participaram de uma capacitação sobre a “NR 32”, com o técnico em Segurança do Trabalho da empresa Prontomed, Edson Cardoso. A NR 32 é uma normativa do governo federal, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. O município de Cordilheira Alta disponibiliza os EPI’s ( Equipamentos de proteção Individual), necessários para garantir a segurança dos servidores em todas as suas atribuições. Jalecos, camisetas, luvas, máscaras, óculos de proteção, protetor solar ( para as agentes comunitárias de saúde ), Calçados adequados tanto para o trabalho interno como externo, são alguns dos equipamentos disponibilizados e o uso correto de cada um, foi explanado no curso de capacitação oferecido nesta quarta-feira.

A Secretária de Saúde e Assistência Social, Rafaela Dezen, fala sobre a importância da capacitação. “O município fornece os equipamentos a fim de garantir a segurança dos servidores, mas é imprescindível que eles utilizem da forma adequada, por isso estes momentos de capacitação são muito importantes. Na saúde existem diversas possiblidades de acidentes diferentes de outras áreas, principalmente pela exposição à medicamentos, seringas, agulhas e até mesmo pacientes infectados. Saber como utilizar adequadamente todos os equipamentos, é fundamental para o servidor garantir a sua própria segurança e também para a segurança do paciente, evitando que contaminações sejam transmitidas de um para outro, através do uso inadequado de luvas, máscaras e outro utensílios. O servidor precisa estar protegido, motivado e com as condições necessárias para poder prestar um atendimento eficaz ao cidadão, que o principal objetivo da administração municipal”, finaliza Rafaela.