ALERTA CONTRA O SARAMPO E A POLIOMIELITE. CAMPANHA DE VACINAÇÃO COMEÇA EM AGOSTO

Dos dias 06 à 31 de agosto, acontece em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Não diferente em Cordilheira Alta, as duas unidades de saúde, Francismar Tozzo, no bairro Rosa Linda, e Adrinei Fávero, no Distrito de Fernando Machado, estarão realizando as vacinas para os grupos prioritários. A vacinação acontece durante todo o mês de agosto, em horário normal de funcionamento dos postos, e no dia 18/08, sábado, acontece o dia “D” de vacinação, com as duas unidades de saúde atendendo em horário especial, das 8h às 17h

Devem tomar as vacinas da Pólio e Sarampo de forma prioritária, crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 adias. A Vacina contra o Sarampo, também pode ser tomada por adultos, conforme as seguintes orientações:

Até 29 anos – Duas doses

De 30 a 49 anos – Uma dos

Acima de 50 anos – Não é necessário.

Para receber a vacina, basta comparecer aos postos de saúde, munidos da carteirinha de vacinação.

A imunização contra o Sarampo exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano todo, porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país o governo federal através do Ministério de Saúde, convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Segundo a enfermeira Zenilde Stakonski, coordenadora da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, “a vacinação será feita indiscriminadamente dentro da faixa etária prioritária.  O sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus, a transmissão é semelhante a da gripe, por meio de tosse ou secreções e a vacina é a única forma de se prevenir contra ele. A poliomielite também é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino e a vacinação é a melhor forma de prevenção.  Os pais precisam entender a importância dessa campanha”, alerta Zenilde.