SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA A ENTREGA DE MUDAS FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS

A Secretaria Municipal de Agricultura de Cordilheira Alta, já iniciou as entregas dos pedidos de mudas frutíferas e plantas ornamentais, edição 2018. Segundo a responsável, Nilvete Atuati, o programa é tradicional e inicia todos os anos no mês de abril, com o recebimento do pedidos dos interessados, para a entrega no mês de julho. Neste ano, o munício está entregando 964 mudas diversas, para 56 pedidos, tanto de produtores rurais, com moradores da área urbana.

O programa auxilia na composição de renda de muitas famílias, já que diversos agricultores utilizam a mudas para incrementar ou substituir pomares, cuja produção é comercializada na cidade e região.

CONFIRA ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA O MANEJO DOS POMARES

Assim como qualquer tipo de cultivo, o sucesso da plantação de pomares está intimamente ligado com o sistema de manejo. Portanto, é importante se ater a todos os detalhes possíveis:

Adubação

A adubação é realizada na cova ou quando da preparação da área para plantio: os fertilizantes e a matéria orgânica são distribuídos nos sulcos e sendo incorporados mecanicamente. A quantidade a aplicar de adubos visa suprir as necessidades da planta para o crescimento, formação e produção. A dosagem recomendada deve ser parcelada em três a quatro vezes, durante o período chuvoso. O adubo deve ser ao redor da planta, formando um raio que varia de 30 cm a 1 metro e meio, dependendo da espécie e da idade da planta.

Controle do mato

O controle do mato deve começar no momento do preparo da área e deve ter o seu controle continuado durante as fases que seguem o plantio.

Capinas

As capinas podem ser manuais, química ou mecânica, e visam manter as “ruas” entre fileiras e os espaços entre plantas livres de mato e ervas daninhas. No período da seca, uma boa capina cortando o sistema radicular do mato é uma prática eficiente. Com o pomar formado, a capina mecânica e a gradagem com discos cortando até uns 10 centímetros de profundidade é altamente eficiente. Porém, esta prática está em desuso, porque trás uma série de inconvenientes  como o corte de raízes, favorecimento de doenças, exposição do solo à erosão e à compactação. A capina química é eficiente, porém, de custo maior e requer conhecimento e critério e a orientação de um engenheiro-agrônomo, sendo que os tratamentos alternativos (agroecológicos), sempre devem ser priorizados, buscando o equilíbrio ambiental e a saúde.

Plantas invasoras

As plantas invasoras disputam com as fruteiras nutrientes do solo e água principalmente. De uma forma geral, uma área em torno da planta, correspondendo à área de projeção da copa deve ser mantida livre de mato durante todo o ano, enquanto a área restante deve ser roçada periodicamente.  Os recursos para eliminação de plantas invasoras em pequenas áreas são a capina manual, com uso de enxadas ou até mesmo de cultivadores de tração animal, próximo das mudas, dentro das linhas e entre fileiras.

Podas

As podas e a condução inicial das plantas são mecanismos necessários para que se forme uma boa copa com boa produção de frutos. As podas devem visar também a formação de uma copa alta, evitando que os frutos toquem ao chão, porém, a uma altura acessível para facilitar a colheita. Por exemplo, plantas de crescimento ereto como goiabeiras e tangerineiras devem ser podadas mais baixo. Já, outras de crescimento mais esparramado, devem ser podadas mais alto, como as mangueiras. Plantas trepadeiras devem ser periodicamente desbrotadas para eliminar as brotações que surgirem no caule a partir do colo da  planta.

Desbaste

desbaste ou raleio de frutos são adotados para algumas variedades com o objetivo de aumentar o tamanho e a qualidade dos frutos, como é o caso dos citros ( Laranjas e Bergamotas ) e pessegueiros.

Irrigação

A irrigação é uma prática que pode definir vida e morte para seu pomar. Embora os plantios sejam feitos em período chuvoso, a ocorrência de veranicos pode atrasar o desenvolvimento das plantas. Por isso, é preciso a irrigação pelo menos uma vez por semana nos primeiros 45 dias após o plantio, com pelo menos 30 litros de água por planta. A irrigação é fator importante, pois sua falta diminui a quantidade de raízes, folhas, ramos, flores e frutas. O crescimento fica limitado e a vida da planta encurta. Até a safra pode ser prolongada ou antecipada. Entretanto, o excesso de água, em épocas de chuva, por exemplo, traz prejuízos à colheita, danificando frutos e favorecendo doenças.

Para orientações técnicas no município de Cordilheira Alta, procure a Engenheira Agrônoma Cliciana Bertoldi, no escritório da Epagri, junto ao Centro Administrativo Municipal.