Escola de Fernando Machado realiza etapa municipal da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (12), alunos e professores da Escola Básica Municipal Fernando Machado, servidores da Secretaria Municipal de Educação, a Extencionista da EPAGRI, Cliciana Bertldi, o Secretário Municipal da Água, Arduíno Nardino e o Gerente de Água e Saneamento Básico do município, Bruno de Cesaro, participaram da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, etapa municipal de Cordilheira Alta, realizada na escola do distrito. A conferência tem por objetivo criar um ambiente de estudo, pesquisa e discussão, envolvendo os alunos de sexto a nono ano da rede municipal, em torno da importância da preservação da água, já que em 2018, o tema da conferência é: “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”.

A conferência aconteceu como forma de fechamento de um ciclo de trabalho realizado pelos alunos, coordenados pela escola, que compreendeu basicamente pesquisa e proposição de ações que visam a economia de água no ambiente escolar. Os adolescentes realizaram pesquisas relacionadas ao assunto e levantamentos de dados, como por exemplo, o consumo médio de água do mundo, do Brasil, do estado e do município. As atividades de pesquisa ainda contemplaram levantamento de dados sobre a utilização da água dentro da própria escola, visita à Estação Municipal de Tratamento de água, João Vicente Colpani, visita aos rios da comunidade de Fernando Machado e conversas com representantes da associação responsável pela distribuição de água na comunidade. A partir de todas estas experiências, os alunos apresentaram um plano de ações consideradas necessárias na unidade escolar, para auxiliar na preservação e o uso consciente do líquido precioso:

• Construção de cisternas para a captação de água da chuva;
  • Identificação de possíveis vazamentos;
  • Adaptação de descargas e torneiras;
  • Controle e divulgação constante do consumo de água;
  • Utilização de materiais duráveis ( canecas, sacolas de pano, etc. )
  • Cartazes Instrucionais sobre o uso consciente de água na escola, como por exemplo: fechar a torneira, comunicar vazamentos e mal uso de toaletes, entre outros.

Durante o evento, foi realizada a eleição dos delegados, Alessandra Soave e Paulo Victor Wieczynski, representantes dos alunos, que participarão da etapa regional da conferência, que acontece em Chapecó no próximo dia 19 de abril

A Extencionista da EPAGRI, Cliciana Bertoldi, palestrou sobre as bacias Hidrográficas de Cordilheira Alta e Região. O Secretário da Água, Arduino Nardino, falou sobre os pontos que ainda necessitam de melhorias no sistema municipal de captação, tratamento e distribuição de água de Cordilheira Alta, mesmo com todo o trabalho diário executado pelos servidores da Secretaria Municipal e os altos investimentos do município no setor. Nardino ressaltou os projetos futuros do governo municipal para o setor, que visam proporcionar um abastecimento de água cada vez melhor à população. O Gerente de Água e Saneamento, Bruno de Cesaro, falou sobre as atribuições diárias dos servidores da pasta, como são executados os trabalhos, as dificuldades encontradas, o que melhorou o entendimento dos alunos e professores com relação aos processos pelos quais a água passa para sair da nascente e chegar tratada até as torneiras da escola e das residências.