EDUCAÇÃO PROMOVE RODA DE CONVERSAS ENTRE ALUNOS E GESTORES MUNICIPAIS DA ATUALIDADE E DO PASSADO

A Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta, também desenvolveu ações especiais para marcar a passagem do aniversário de 26 anos do município, dentre as quais se destacam as atividades realizadas na Escola Municipal Bento Gonçalves e no Centro de Educação Municipal Mediação.

As propostas desenvolvidas pelas escolas possibilitaram as crianças conhecer e valorizar o município como lugar onde vivem, resgatando memórias, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.

EM Bento Gonçalves

Dentre as atividades realizadas pela escola, a Roda de Conversas com os representantes do poder público e os alunos do ensino fundamental foi um dos destaques. Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os gestores municipais atuais e do passado. Participaram da atividade o Prefeito Municipal Carlos Alberto Tozzo, o vice-prefeito Altemir Pederssetti, o primeiro prefeito do município Sr. Nilo Tozzo e sua esposa Clementina Tozzo e ainda, os secretários de Agricultura, Marcelo Graciani, de Infraestrutura, Almir Valandro, de Esporte e Cultura, Milton Romanini, de Educação Kátia Ana Di Domenico, da Água, Arduino Nardino, representante da secretaria da Saúde Socrates Perin e os vereadores Evandro Pederssetti e Almir Atuatti.

Cada um dos convidados relatou um pouco sobre a sua experiência na construção da história do município, evidenciando as dificuldades encontradas nos primeiros anos após a emancipação. O ex-prefeito, Nilo Tozzo, enfatizou a importância do trabalho, da honestidade e da humildade.

As lideranças municipais se surpreenderam com o nível das perguntas realizadas pelos alunos, tais como:

Quais as dificuldades de ser prefeito hoje?

Quais obras estão sendo planejadas para o ano de 2018?

Outra atividade realizada pela educação infantil foi visitar a obra de reforma e ampliação que está acontecendo na escola de Linha Bento.  As crianças entrevistaram o mestre de obras e em seguida cada turma registrou suas impressões por meio de desenhos e construções, evidenciando como gostariam que fosse a escola.

CEM Mediação

O CEM Mediação promoveu uma ação cultural e a escola recebeu também a visita de autoridades do município, famílias e membros do Coral Municipal “Cantar e Encantar”. A ação desenvolvida com as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, teve por objetivo promover um momento de integração entre escola e comunidade através do resgate histórico de músicas, depoimentos, roda de conversa, comidas típicas e apresentações culturais, enriquecendo o conhecimento da comunidade escolar e valorizando as tradições locais.