PORQUE APENAS UMA RUA ASFALTADA NO RESIDENCIAL CORDILHEIRA ALTA?

O Governo de Cordilheira Alta está realizando obras de pavimentação asfáltica em ruas de dois bairros do município, Residencial Cordilheira Alta e Rosa Linda, com recursos do Ministério das Cidades do Governo Federal. Exercendo seu direito de obter informações a respeito do destino dado aos recursos públicos, alguns moradores do Bairro Residencial Cordilheira Alta questionam o porque a pavimentação asfáltica foi efetuada apenas na rua João Martini, uma vez que os recursos recebidos de emenda parlamentar, teriam supostamente sido enviados para pavimentação também de outras ruas do mesmo bairro.

Primeiramente, a atual administração esclarece que todo o processo de liberação dos recursos foi efetuado na gestão anterior, mas que os motivos que levaram o município a utilizar parte dos recursos para pavimentação da rua Alberto Tressoldi, no Bairro Rosa Linda e não as demais ruas do próprio Bairro Residencial Cordilheira Alta, foram técnicos e apontados pela Caixa Econômica Federal, e não pelo Governo Municipal de Cordilheira Alta.

Por se tratar de um recurso federal, na ordem de R$ 215.895,57, todo o processo necessita de aprovação da Caixa Econômica Federal, e na época, em 2016, o banco não autorizou o asfaltamento das ruas transversais do Bairro Residencial Cordilheira Alta, pelo declive acentuado das vias, que segundo a Caixa, não atendia as normas técnicas para a liberação do recurso. O asfaltamento somente da rua João Martini, por tanto, não foi uma opção do Governo Municipal, e sim, uma orientação da própria Caixa Econômica Federal.

Porque asfaltar a rua Alberto Tressoldi no Bairro Rosa Linda?

Ao receber a orientação de que os recursos não poderiam ser utilizados em sua totalidade no Bairro Residencial Cordilheira Alta, o governo Municipal foi obrigado a apontar outro local onde os recursos poderiam ser utilizados, local este que por sua vez, atendesse as exigências técnicas da Caixa Econômica Federal. A rua Alberto Tressoldi, no Bairro Rosa Linda, foi a escolhida na época por ser uma das vias de acesso ao posto de Saúde Central. A Unidade Saúde Francismar Tozzo é a que recebe o maior fluxo de pacientes por dia no município e por sua vez, não possui nenhum acesso com pavimentação asfáltica, o que causa transtornos e desconfortos principalmente para pacientes com estado de saúde debilitado, que são obrigados a utilizar as ruas com pavimentação de pedras irregulares (calçamento). Desta forma, os moradores do Bairro Residencial Cordilheira Alta também são beneficiados diariamente com o asfaltamento, já que são atendidos no posto de Saúde do Bairro Rosa Linda.

E as demais ruas do Residencial Cordilheira Alta?

Preocupado em atender as reivindicações do Bairro Residencial Cordilheira Alta, o Governo Municipal já realizou ainda no mês de novembro de 2017, um processo licitatório para a aquisição de massa asfáltica com recursos próprios e estará realizando a perfilagem asfáltica das ruas transversais do bairro, com a utilização do parque de máquinas e os servidores da Secretaria de Infraestrutura e Obras. O serviço ainda não foi executado, pois se fazia necessária a execução da obra de asfaltamento da rua principal, trabalho que está em fase de conclusão, para que então fosse possível a execução da perfilagem asfáltica nas demais ruas. O município, portanto, estará nos próximos dias atendendo e realizando o asfaltamento das vias transversais, com recursos próprios, já que a Caixa Econômica Federal não autorizou a utilização do recurso vindo da Emenda Parlamentar para o asfaltamento de todas as ruas do Bairro.