BOMBEIROS MILITARES FAZEM AQUISIÇÃO DE VEÍCULO 0KM COM OS VALORES DAS TAXAS ARRECADADAS EM CORDILHEIRA ALTA

O Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militares, com sede em Xaxim, Tenente Rangel Kehl, esteve em Cordilheira Alta na manhã desta quinta-feira (7), para a entrega técnica do veículo Etios 0km, adquirido com recursos dos próprios Bombeiros, através de convênio com o governo municipal. Acompanharam a entrega, representantes da empresa vencedora da licitação, o prefeito Carlos Alberto Tozzo e o Secretário de Administração Mauro Moresco. A Companhia de Xaxim é responsável pelos atendimentos em Cordilheira Alta e o novo veículo servirá para dar mais agilidade aos procedimentos. O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 47 mil por meio de licitação e os recursos são em sua totalidade dos próprios bombeiros, provenientes das taxas cobradas pela instituição no município. Não há investimento do governo municipal na aquisição do veículo, apenas há a administração do fundo por parte da prefeitura. O Secretário de Administração e Fazenda, Mauro Moresco, explica o convênio e a forma como o veículo foi adquirido. “Este convênio faz com que todo o valor das vistorias e taxas cobradas pelos bombeiros dentro do município, fique em um caixa específico e os próprios bombeiros podem fazer a utilização dos recursos da maneira que a corporação necessita, sem a intervenção do estado, neste caso, os bombeiros fizeram um plano de aplicação e resolveram adquirir o veículo. Não é recurso do governo municipal, é recurso dos próprios bombeiros, mas este dinheiro permanece em uma conta convênio do município, e qualquer aquisição que eles precisem fazer é necessário que seja realizada uma licitação, como se o recurso fosse da prefeitura. Este convênio direto com os municípios é muito bom, pois antes disso acontecer, estes mesmos recursos eram administrados pelo estado, caiam em uma conta do estado e o governo fazia a destinação. As vezes poderia acontecer que dinheiro arrecadado em uma região fosse destinada para outra. Hoje o Dinheiro é totalmente investido nas cidades onde é arrecadado. Para se ter uma ideia de como este convênio é benéfico, com a administração do caixa de maneira local, os bombeiros vão construir sua nova sede muito em breve, para atender ainda melhor as cidades de sua jurisdição”, finaliza.