Cordilheira Alta ignora crise com planejamento e controle fiscal

Mesmo em meio a uma das piores crises econômicas da história do Brasil, o que reflete diretamente na arrecadação dos municípios, Cordilheira Alta consegue realizar investimentos em obras e áreas essenciais para a população com recursos próprios, oriundos da boa gestão financeira. Com pouco mais de cinco mil habitantes, o município no Oeste do Estado é exemplo em gestão pública mesmo em momentos em que a maioria dos municípios sofre com as quedas das receitas e inchaço da máquina pública. No mês de julho, o Conselho Federal de Administração divulgou o Ranking anual que aponta as 30 cidades brasileiras com melhor gestão pública. Cordilheira Alta aparece na 19ª posição nacional entre os mais de 5.500 municípios e é considerada a segunda melhor gestão pública do Brasil entre os municípios com menos de 5 mil habitantes. Confira na entrevista com o secretário de Administração e Fazenda, a forma de gestão que está dando certo no órgão público.

Secretário, em meio a este período conturbado da economia brasileira o governo de Cordilheira Alta está com as contas em dia. Qual é o segredo?

Mauro Moresco – O primeiro fator positivo em nosso favor é a nossa arrecadação, não é ideal, mas ela é boa, não podemos negar. Outro aspecto é que a gente sempre trabalha com uma reserva e com um controle rigoroso em nossas finanças. Logicamente que as quedas do FPM ocorridas nos últimos dois meses preocupam, mas acreditamos que a receita deva retomar no mês que vêm. Mas o que posso afirmar é que tanto secretários e o prefeito sabem gerir o recurso com prudência sem comprometer os serviços, então, conseguimos passar bem mesmo em período de crises.

Mesmo neste período de crise a prefeitura está fazendo investimento considerável com recursos próprios, como a prefeitura consegue?

Mauro – Planejamento! Foi um planejamento que foi feito no passado o que permite que hoje possamos fazer importantes obras como o recapeamento do asfalto  da rodovia que liga Cordilheira a Fernando Machado, a ampliação na Estação de Tratamento de Água, a melhoria da captação da ETA e até o final do ano ainda investiremos na reforma e ampliação no colégio de Bento Gonçalves, 50% desta última obra será recurso próprio da prefeitura. Então as coisas não acontecem por acaso, foi planejado foi controlado para se chegar neste valor e felizmente estas obras não comprometer as ações das demais secretarias.

Então o segredo é planejamento e controle? É como uma empresa privada?

Moresco – Não é diferente de uma empresa privada, cada uma com sua particularidade. A privada você tem o dinheiro, investe, faz o que quer e tem o retorno. No órgão publico você recebe o recurso e há uma lei que diz o que você pode fazer e o que não pode. Tudo é planejamento e controle e esta lógica vale tanto para a iniciativa privada e pública.

E a folha de pagamento é outro fator preponderante para esta boa saúde financeira do governo?

Mauro – Sim, é importantíssimo. Nós estamos em 40% com gasto de pessoal, seria mais baixa se não tivesse a queda do FPM, nossa meta seria 39%. Mas se comparado a outros municípios estamos muito bem. Há governos com mais de 50% de folha o que faz com que engesse todo o governo, sem possibilidade de investimento, então aqui há vários anos temos este compromisso de manter a folha próxima ou menor que 40%.

Este trabalho de gestão de sua secretaria muitas vezes não é visto, mas percebemos o quão importante é esta pasta?

Mauro – Sim, a Secretaria de Administração é pouco vista porque é um trabalho mais técnico, porem  ela dá suporte para todos os departamentos do governo. A secretaria elabora as leis orçamentarias, PPA, LDO, LOA, elabora suplementações, projetos de lei, planos de salários, procedimentos de compras, licitações e ainda os setores de Recursos Humanos, Tributos e Jurídicos, controladoria, Contábeis, Convênios, Assessoria de Comunicação, estão atrelados na Secretaria de Administração. Isto demanda uma equipe técnica qualificada e hoje nós temos uma equipe boa, hoje os serviços são de qualidade e temos o respaldo em todo o estado.

Além de ser a engrenagem central do sistema gestor, a Administração também fiscaliza?

Mauro – Sim, é a Secretaria que fiscaliza se o serviço foi de qualidade e se foi feito com os menores custos, inclusive nos últimos quarenta dias nós intensificamos a fiscalização no sentido de ver qual secretaria está gastando mais, onde estão as maiores demandas e onde se pode melhorar. Queremos manter a qualidade, mas baixar o custo sempre que possível.

“…a gente sempre trabalha com uma reserva e com um controle rigoroso em nossas finanças”.(Mauro Moresco)

Cordilheira Alta é a 19ª melhor Gestão Pública do Brasil entre os mais de 5.500 municípios e a segunda no Brasil entre os municípios com menos de cinco mil habitantes.