ÍNDICES DE CORDILHEIRA ALTA, CHAMAM A ATENÇÃO DE GRUPO DE ESTUDO DA UNOESC

No mês de junho, o Conselho Federal de Administração divulgou o ranking das cidades brasileiras com a melhor gestão pública, baseados em áreas como Educação, Saúde, finanças públicas, habitação entre outros. Cordilheira Alta foi apontada como a 19ª cidade com melhor Gestão Pública no Brasil e a segunda no ranking nacional entre os municípios com menos de cinco mil habitantes.

Na última quinta feira (20), o Gerente Geral da Agência  da Caixa Econômica Federal do bairro EFAPI e integrante de um grupo de pesquisas da UNOESC ( Universidade do Oeste de Santa Catrarina ), Leandro Luiz Doss Damo, visitou o prefeito municipal de Cordilheira Alta, Carlos Alberto Tozzo e o Secretário de Administração Mauro Moresco onde realizou uma entrevista informal, a fim de identificar os motivos que levam o município a obter índices tão positivos, tanto na questão da gestão pública, como no desenvolvimento e crescimento populacional. Segundo Damo, enquanto outros municípios sofrem impacto negativo por estarem localizados nas divisas de grandes cidades, Cordilheira Alta apresenta um resultado inverso, com índices até melhores do que a cidade mãe. “Diversos municípios ao redor de Chapecó tem perdido população ao longo dos últimos 10 anos e tem índices de desenvolvimento bem inferiores aos da Capital do Oeste e a outros municípios mais distantes. O que poderia ser utilizado como benefício por estar perto de um grande centro  tem acabado como desvantagem, o que não acontece aqui. Cordilheira Alta em específico, além de ter aumentado a população nos últimos anos, tem indicadores de desenvolvimento até melhores que os de Chapecó. Esta cidade é um case de referência para que a gente possa utilizar em outros municípios”, comenta.

O Gerente explica que o trabalho faz parte do projeto de um grupo de pesquisa de desenvolvimento regional, desenvolvido pela UNOESC  em parceria com a FECAM ( Federação Catarinense de Municípios ) e a Caixa Econômica Federal. O grupo realiza levantamentos em todas as áreas da gestão pública, a fim de embasar um trabalho de assessoria que é prestado aos municípios  da região. “Nós realizamos entrevistas com os demais municípios da região e este relatório, juntamente com os indicadores da Caixa e da FECAM, servem de assessoria para os próprios municípios. Cordilheira Alta realmente se diferencia e servirá como referência para outras cidades”, finaliza.