Cordilheira Alta adere a programa que facilita a abertura de empresas

O prefeito de Cordilheira Alta, Carlos Alberto Tozzo, participou juntamente com prefeitos e secretários municipais de outros onze municípios catarinenses, do ato oficial de assinatura  do termo para implantação do SC Bem Mais Simples. O evento ocorreu em Chapecó na manhã desta terça-feira (23), na sede da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), e contou com representantes de, Joaçaba, Galvão, Jupiá, Luzerna, Nova Erechim, Sul Brasil, Águas Frias, Passos Maia,  Modelo, Calmon, Chapecó além do prefeito de Cordilheira Alta.

O evento realizado com apoio do Sebrae/SC, marcou o lançamento oficial do programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), considerado um sucesso pelo secretário da pasta, Carlos Chiodini. “Vemos aqui prefeitos, empresários, vereadores e dirigentes empresariais preocupados com a desburocratização da máquina pública. Nós vamos simplificar o processo de abertura de empresas e gerar facilidade para aqueles que querem empreender nesses municípios”, enfatiza Chiodini.

O SC Bem Mais Simples prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado, com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, para negócios que não comprometem a segurança sanitária, ambiental e com baixo potencial poluidor. Com isso diminui os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, fechamentos, entre outros processos, simplificando a vida dos empreendedores catarinenses, diminuindo tempo e custos. O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil hoje é superior a 100 dias.

Para o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, o programa representa um grande avanço e vai de encontro aos anseios da sociedade e da classe empresarial. “A simplificação e a melhor gestão do dinheiro público são as bandeiras da entidade, e esse programa vem exatamente de encontro do que nós reivindicamos há muito tempo. Vamos simplificar e facilitar a vida dos empreendedores, só assim veremos a economia crescendo. O primeiro passo esta dado, parabéns aos prefeitos que se envolveram e ao excelente trabalho do secretário Chiodini”, afirma Rech.

Para o prefeito Carlos Alberto Tozzo, o programa é um grande avanço no processo de desenvolvimento econômico do município. “Cordilheira Alta tem uma potencialidade muito grande para absorver novos negócios, principalmente pela localização geográfica, às margens da BR 282, a pouco mais de 10 min de Chapecó e este programa que agiliza os processos de abertura de empresas desburocratizando o sistema é muito bem vindo. Queremos dar todo o apoio possível para aqueles que queiram empreender na nossa cidade, sejam eles filhos de Cordilheira ou que venham de fora e o programa Bem mais simples ajuda neste processo”, finaliza.